A coalizão de esquerda no poder da Croácia e a aliança da opositora de direita teriam o mesmo número de assentos nas eleições legislativas neste domingo, segundo uma pesquisa de boca de urna.

Continua depois da publicidade

A aliança liderada pelo primeiro-ministro Zoran Milanovic (SDP, social-democratas) e a conservadora “coalizão patriótica” liderada pelo partido HDZ de Tomislav Karamarko tiveram 56 assentos cada uma de um total de 151, mostrou a pesquisa da agência IPSOS Puls para a televisão nacional.

O restante dos assentos ficariam distribuídos para cinco partidos que conseguiram superar a barreira dos 5% dos votos, explica o boletim.

Tratam-se das primeiras eleições legislativas desde que a ex-república iugoslava tornou-se em 2013 o 28º membro da União Europeia (UE).

A campanha foi marcada pela gestão da crise migratória da UE e por questões econômicas, num momento em que o país sai de seis anos de recessão.

Continua depois da publicidade

Cerca de 350.000 imigrantes transitaram pela Croácia desde meados de setembro a caminho do norte da Europa, depois que a Hungria fechou sua fronteira com a Sérvia.

ljv-cn/lpt/js/pc/mm