Com portões fechados para a imprensa, o Figueirense finalizou na manhã deste sábado (07) os trabalhos visando o jogo contra o Criciúma, neste domingo, 16h, no Estádio Heriberto Hulse. O confronto válido pela oitava rodada do campeonato catarinense, pode classificar matematicamente o alvinegro para a segunda fase da competição. Um empate já será o suficiente para garantir a vaga de forma antecipada. Até mesmo uma derrota, o time do Estreito pode se classificar, para isso, o Tubarão não pode vencer o seu jogo.

Continua depois da publicidade

O Figueirense ocupa a quarta posição com 11 pontos e pode chegar à classificação com um empate contra o Tigre. Se somar este ponto, o alvinegro chega aos 12 pontos e mesmo que o Tubarão vença o Marcílio Dias, fora de casa, o Figueirense não pode mais ser alcançado pelo time do Sul, já que o Peixe chegaria a oito e só poderia chegar aos 11 nesta fase, já que depois desta rodada, restará apenas a última da fase.

Mas a situação do Figueirense é tão confortável, que até mesmo com derrota, os comandados de Márcio Coelho podem garantir a classificação. Para isso, em caso de vitória do Criciúma, o Figueira garante vaga desde que o Tubarão no máximo empate com o Marcílio Dias, pois assim somaria seis pontos e só poderia chegar aos nove ao término da primeira fase.

O Figueirense só não se garante matematicamente para a segunda fase, se for derrotado pelo Criciúma e o Tubarão vencer o Marcílio Dias. Mesmo assim, o Tubarão ainda precisa tirar uma boa diferença no saldo de gols. O time do Sul do Estado tem saldo de sete gols negativos contra dois positivos do time da capital. Outra situação que ainda deixa o Figueirense em uma situação tranquila.

Uma outra conta é importante para o time do Estreito. Se o Figueirense derrotar o Criciúma e Joinville e Juventus perderem seus compromissos, contra Chapecoense e Avaí respectivamente, o alvinegro também se garante entre os quatro primeiros e assim no mata-mata, terá a vantagem de fazer o segundo jogo em casa.

Continua depois da publicidade