O projeto de implantação de um emissário submarino para lançar efluentes no mar, próximo ao Campeche, é pauta de uma reunião na noite desta segunda-feira (24) no Sul da Ilha, em Florianópolis. A iniciativa é da Frente Parlamentar de Saneamento Básico da Câmara de Vereadores.

Continua depois da publicidade

A Casan defende a implementação de um emissário Submarino para descartar efluentes já tratados, no mar, a uma distancia de 5 km da costa, próximo ao Campeche. Moradores temem pelo impacto do projeto e querem discutir outras alternativas.

O presidente da Comissão, vereador Lino Peres, afirma que o encontro vai reunir pessoas que vivem no sul da Ilha e com representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), Floram, Casan, pescadores artesanais, maricultores, ICMBio e Comunidade MOSAL.

— O objetivo é fornecer informações para que a população entenda os prós e contras das alternativas para o tratamento do esgoto na região, e resgatar os debates e proposições sobre o tema acumulados pelos movimentos comunitários e técnicos ao longo dos últimos anos — afirma Peres, em entrevista ao Estúdio CBN Diário desta segunda-feira.

Aberto ao público, o encontro será às 19h, na Escola Vereador Oscar Manoel da Conceição (SC-405, ao lado do TIRIO).

Continua depois da publicidade