A confecção e a entrega de passaportes, que está prejudicada em todo o país desde ontem devido a uma falha técnica, deve ser normalizada nesta quarta-feira. A previsão anterior era de retomada do serviço ainda hoje.

Continua depois da publicidade

Conforme o superintendente da PF no Estado, delegado Ildo Gasparetto, não é possível entregar passaportes enquanto o sistema está fora do ar.

– Só entregamos os passaportes em casos de urgência, quando a pessoa tem uma passagem comprada e vai perder o voo – detalha Gasparetto.

Desde a tarde de ontem, ao acessar o site da PF, o usuário encontra uma mensagem informando que o sistema de emissão e de andamento da concessão de passaportes estão indisponíveis. Conforme a PF, o serviço pode ser feito off line para quem já tinha horário agendado. No caso de postos onde há muito movimento, a PF pede que as pessoas agendem para outro dia.

Programe-se

Continua depois da publicidade

– Caso esteja agendada a sua retirada de passaporte para hoje, ligue para (51) 3235-9200 antes de ir até a PF. Se o sistema estiver fora do ar, passaportes não serão emitidos.

– Quem estiver agendado pela internet para dar prosseguimento ao passaporte (conferir documentos, coletar assinatura e fazer a fotografia) também deve ligar antes. Se o sistema estiver fora do ar, a PF recomenda que seja feito um novo agendamento. Caso contrário, o serviço pode ser feito de forma offline, que demora mais.

– Em caso de urgência, passaportes serão entregues mediante apresentação do bilhete de passagem. Como não estará no sistema, o passaporte será acompanhado de um documento que deve ser apresentado no setor de migração.