O atraso de cerca de 30 dias para a emissão de carteira de habilitação, na Ciretran de Blumenau, deve acabar em abril. A falta de funcionários e o aumento da demanda contribuíram para o problema, afirma o delegado regional Rodrigo Marchetti. Blumenau, que atende também cidades vizinhas, é o maior emissor de carteiras do Estado. São seis mil por mês.

Continua depois da publicidade

Em condições normais, o documento leva aproximadamente 15 dias para ser expedido. Segundo Marchetti, mais cinco funcionários serão contratados até meados de abril. Outros três estagiários começarão a trabalhar no fim deste mês. Para diminuir o atraso, um servidor foi remanejado para o setor de carteiras.

Marchetti diz que a licitação para contratar novos funcionários deveria ter sido lançada no final do ano passado, o que não ocorreu na época. Este atraso, somado ao fim do contrato de estagiários no mesmo período, fez com o que as emissões de carteiras se acumulassem. No caso dos estagiários, eles só puderam ser contratados há poucos dias, com o início do ano letivo.

O Santa ouviu quatro autoescolas. Três confirmaram o problema, e apenas uma delas disse que a situação vem se normalizando desde a última semana. As empresas relataram que o atraso é ainda maior no caso da primeira habilitação, que chega a levar 40 dias para ser emitida.

Continua depois da publicidade