O atacante Emerson Sheik, do Botafogo, concedeu entrevista coletiva nesta quinta, no Engenhão, para explicar as críticas que fez à CBF na partida contra o Bahia. Ao ser expulso de campo aos 14 minutos do segundo tempo, o jogador se dirigiu a uma câmera de TV e disse: “CBF, você é uma vergonha”. De acordo com o jogador, a arbitragem no futebol brasileiro precisa de uma mudança radical.

Continua depois da publicidade

– Primeiro, não é o erro apenas da partida entre Botafogo e Bahia. São erros que vêm acontecendo ao longo da competição. Relatado algumas vezes por alguns atletas, inclusive por mim. Vale lembrar que há poucas semanas, teve um pênalti contra o Ceará, que logo em seguida eu me manifesto contra a arbitragem. Não tem nada a ver com o jogo especificamente. São erros que vem ocorrendo há muito tempo – afirmou o atacante.

Veja aqui o desabafo do atacante.

Após expulsão, Emerson Sheik dispara: “CBF, você é uma vergonha”

O jogador destancou, porém, que talvez tenha se equivocado quanto ao momento para fazer as críticas que considera pertinentes:

Continua depois da publicidade

– O atleta tem todo o direito de se manifestar. Talvez o momento, dentro de uma partida, dentro de um estádio, não seja o lugar exato para se manifestar da maneira como me manifestei. Mas os atletas têm, sim, direito de opinar e de fazer parte da discussão.

Árbitro relata ofensas e crítica de Emerson à CBF em jogo do Botafogo

Confira a tabela completa do Brasileirão

Na súmula da partida, o árbitro Igor Benevenuto, de Minas Gerais, relatou que Emerson o teria ofendido verbalmente. A atitude do jogador será analisada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e poderá pegar entre um e seis jogos de suspensão. Com a grande repercussão de sua atitude, o atacante do Botafogo, que está emprestado pelo Corinthians até o fim do ano, disse estar triste pelas críticas a que tem sido submetido desde a noite passada.

– Desde moleque sempre fui apaixonado pelo o que faço. Meu sonho era ser atleta profissional, e é muito triste, hoje, ver o que eu mais sonhei em toda a minha vida… ver tudo isso o que está acontecendo. É só ver que há uma rejeição em relação a nós atletas quando abrimos a boca para opinar. Não sei por que não podemos desabafar, não podemos dar nossa opinião sobre a CBF? A gente não pode falar? Por que o atleta não pode falar? Vergonha, ignorância… é querer punir um atleta por que ele se manifestou, deu a sua opinião, isso sim é ignorância. Em nenhum momento quis ser polêmico, só falei o que eu acho. E o que eu acho é o que muitos acham, mas poucos tem coragem para falar. Eu falo.

*Lancepress!