Em meio ao aumento da demanda por atendimento de crianças em Santa Catarina, a emergência pediátrica do Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, em São José, deve ser reaberta. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o espaço deve voltar a funcionar na segunda quinzena de agosto. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

A emergência pediátrica do Hospital Regional de São José é apontada como alternativa de atendimento que pode ajudar a diminuir a procura pelo Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis.   

Para que a emergência seja reaberta, é preciso transferir a Unidade de Terapia Intensiva, que foi montada no espaço, para uma outra área e, segundo a SES, essa mudança começou a ser feita. 

A emergência pediátrica do hospital está fechada desde fevereiro de 2021, quando uma UTI foi montada no local para receber pacientes com Covid-19. À época, o governo informou que a interrupção dos atendimentos seria temporária. De acordo com a SES, o Hospital Regional tem hoje 27 leitos de terapia intensiva para adultos e nunca teve leitos de internação para crianças, apenas atendimento de casos leves e moderados.

Continua depois da publicidade

Crise na saúde  

Santa Catarina está em situação de emergência por causa da crise na saúde desde 3 de junho e, no Estado, o atendimento a crianças teve o principal aumento da demanda nos hospitais. 

De acordo com dados da SES, atualizados na manhã desta quarta-feira, as regiões Grande Oeste e Grande Florianópolis registravam 100% de ocupação nos leitos de UTIs neonatal e pediátricos. A região da Foz do Rio Itajaí também tem ocupação máxima nos leitos de UTI neonatal.  

Leia também

Maiores cidades de SC têm menos de 1% das crianças de 3 e 4 anos vacinadas contra a Covid

Família de SC estava em carro que pegou fogo no RS

Frio em SC já tem data para voltar? Confira a previsão dos próximos dias