O setor de emergência do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, permanece fechado por falta de luz. O problema aconteceu na subestação da unidade no fim da noite desta segunda-feira (27). A orientação aos pacientes que precisarem de atendimento emergencial é para procurarem o Hospital Municipal São José ou os pronto-atendimentos (PAs) do município.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a situação deve ser normalizada ainda na manhã desta quarta-feira (29). A unidade hospitalar possui gerador de energia para casos de emergência, mas o equipamento não funcionou durante a queda. Com a falta de luz, o sistema de computadores deixou de funcionar e os prontuários precisaram ser acessados manualmente.

Falta de luz afeta atendimento no Hospital Regional em Joinville

O hospital tem sistema trifásico e uma das fases ainda está rompida, deixando 20% do hospital sem energia elétrica. Dentre os problemas observados, estão a falta de energia em tomadas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo utilizadas extensões; uma sala de cirurgia está completamente sem luz; cancelamento de cirurgias eletivas.

Caso exista a necessidade de cirurgias complexas, o paciente deve ser transferido ao Hospital São José. Segundo o administrativo do hospital, os equipamentos estão com bateria por segurança e os pacientes não foram afetados.

Continua depois da publicidade

Morte de paciente não tem relação, afirma direção

Um paciente que estava internado por causa de um câncer morreu de parada cardiorrespiratória durante a madrugada de terça-feira. Segundo a direção do Regional, a doença de Gilson Feliciano, 29 anos, estava em estado avançado e não teve relação com a falta de energia. A equipe médica da unidade realizou todos os procedimentos, inclusive mecânicos, para a reanimação cardiopulmonar, mas ele não resistiu.