O setor de emergência de um dos maiores e mais movimentados hospitais da Região Metropolitana ficará mais de duas semanas fechado a partir do próximo dia 19.
Continua depois da publicidade
Para “readequar o espaço físico e qualificar o atendimento”, a emergência do Hospital de Clínicas (HCPA) de Porto Alegre estará em reformas e não atenderá entre 19 de novembro e 4 de dezembro. Durante esse período, não haverá consultas de pronto-atendimento ou internações no setor. Apenas os pacientes que chegarem em situação de emergência, com risco de morte, serão atendidos no box de urgência.
Segundo a administração da instituição, pacientes que se encontram em atendimento serão transferidos para unidades de internação do próprio Clínicas e para outros hospitais. A área da emergência deverá estar vazia até o dia 24, quando se inicia a reforma, que vai gerar poluição sonora e ambiental e exigir o desligamento total do sistema de ar-condicionado.
O objetivo da reforma é adequar a emergência do Clínicas a normas internacionais de qualidade e segurança e inclui a remodelação dos consultórios, a reorganização da área para triagem – que oferecerá mais privacidade para os pacientes – e a construção de novos boxes para estabilização de doentes graves. Também será feita a limpeza dos dutos de ar-condicionado. O setor será reaberto no dia 5 de dezembro.
Continua depois da publicidade
Com a emergência do Hospital Conceição também fechada para reformas, a Secretaria Municipal da Saúde pretende se a direção do Clínicas nesta quinta-feira e avaliar a possibilidade de adiar a obra.