Prevista inicialmente para começar na última segunda-feira, dia 19, mas transferida em função da ameaça de greve no Grupo Hospitalar Conceição, a reforma do setor de Emergência do Hospital de Clínicas (HCPA) de Porto Alegre vai ocorrer entre 1º e 12 de dezembro.
Continua depois da publicidade
A obra vai adequar o setor a normas internacionais de qualidade e segurança e inclui a remodelação dos consultórios, a reorganização da área para triagem – para oferecer mais privacidade para os pacientes – e a construção de novos boxes para estabilização de doentes graves. Também será feita a limpeza dos dutos de ar-condicionado.
Já a partir do dia 26 de novembro os pacientes que se encontram em atendimento começarão a ser transferidos para unidades de internação do próprio Clínicas e para outras instituições. A Emergência deverá estar vazia até o dia 1º, quando se iniciam as obras, que vão gerar poluição sonora e ambiental e exigir o desligamento total do sistema de ar-condicionado.
Durante a reforma, apenas os pacientes que chegarem à instituição em situação grave, com risco de morte, serão atendidos na urgência. A administração do Clínicas solicita, no entanto, que a população procure outros estabelecimentos de saúde no período de 26 de novembro a 12 de dezembro.
Continua depois da publicidade