A Embrapa Suínos e Aves, sediada em Concórdia, vai auxiliar os municípios do Alto Uruguai Catarinense no diagnóstico do Coronavírus. De acordo com a chefe da unidade, Janice Zanella, a Embrapa vai auxiliar com sua estrutura o Ministério da Saúde e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
A partir da primeira quinzena de maio os laboratórios do Complexo de Sanidade e Genética Animal, que tem alta biossegurança, serão utilizados para os testes rápidos do Covid-19.
Já foram definidos os critérios e orientações para a realização dos testes e os laboratórios, que foram finalizados em 2014, foram oficializados para os testes.
Continua depois da publicidade
Restam algumas adequações para atender critérios estabelecidos por portaria do Lacen, publicadas no dia 9 de abril.
– Estamos trabalhando nessas adequações, uma vez que nossa equipe tem experiência em diagnóstico de saúde animal- disse a chefe da Embrapa.
Veja o mapa de evolução do coronavírus em SC
São 15 profissionais das áreas de virologia, imunologia, genética, bacteriologia, patologia, biologia e laboratoristas que vão atuar nesta missão.
A unidade vai receber os kits de teste do Instituo de Imunobiológicos de Manguinhos e o material de pacientes suspeitos das secretarias de saúde da região e do Hospital São Camilo.
Continua depois da publicidade
Não serão feitos testes de pacientes no local, somente de material enviado.