Os vencedores da 23ª edição do Prêmio Embraco de Ecologia foram anunciados na noite desta quinta-feira durante evento com representantes de todas as escolas participantes, na sede da Embraco. Foram cinco instituições premiadas com o Troféu Quero-Quero, que receberão suporte financeiro da empresa para desenvolver as ações sustentáveis.
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Os vencedores foram selecionados pela comissão julgadora de especialistas que contou com Alexandre Castro, doutor em ciências ambientais, mestre em ecologia e fellow da Rede ASHOKA Empreendedores Sociais, onde lidera programas de capacitação ligados à área de desenvolvimento sustentável com foco na gestão socioambiental em diferentes setores e segmentos da sociedade.
Também participou Gisele Abrahão, bióloga, doutoranda em geografia e com mais de 20 anos de experiência em consultoria em educação ambiental; e o professor José Vicente Freitas, pós-doutor em ciências ambientais, coordenador de educação ambiental do Ministério da Educação de 2008 a 2014 e consultor da Unesco e do Programa das Nações Unidas para o tema.
Durante sua fala, Emerson Zappone, diretor de operações da Embraco Brasil, apontou que ao longo dos 23 anos de história foram 821 projetos inscritos e 106 implantados, impactando mais de cem mil pessoas.
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– O Prêmio Embraco de Ecologia participa da construção de um município com educação de excelência. Sintam-se enriquecidos e vitoriosos por participar -, explicou Zappone.
Para 2015, foram 34 projetos inscritos de todas as redes de ensino e 13 avançaram para a etapa final. A principal mudança aconteceu na categoria “Ação”, que prevê um ano para a implantação, e premiou duas escolas de ensino fundamental e dois Centros de Educação Infantil (CEI), diferentemente das edições anteriores, quando não havia essa separação. O prêmio também contemplou uma escola na categoria “Transformação”, que terá dois anos para finalizar as atividades propostas.
As Premiadas do Ano:
Categoria Ação
Subcategoria CEIs:
CEI Alzelir Teresinha Gonçalves Pacheco, com o projeto “Arte, cultura e comensalidade: o refeitório da creche como espaço para construção da identidade”
CEI Cachinhos de Ouro, com o projeto “Eu quero sombra, água fresca e muita diversão”
Subcategoria Escolas:
E.M. Alfredo Germano Henrique Hardt, com o projeto “Catando histórias, caraminholando ideias… Vida à água!”
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E.E.B. Professora Alícia Bittencourt Ferreira, com o projeto “Espaço educador sustentável”
Categoria Transformação
CEI Alegria de Viver, com o projeto “Tecendo histórias, conhecendo raízes, partilhando saberes”