Conhecida pela fabricação de compressores para refrigeração, a Embraco busca gradualmente diversificar suas atividades. A aposta mais recente da multinacional, com sede em Joinville, segue duas tendências de mercado: a de oferecer serviço no lugar de produto, e a de gerar lucro com ações que têm apelo sustentável.
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A nova unidade de negócios batizada de Nat.Genius recebe eletrodomésticos de seus clientes, separa e prepara as peças e direciona tudo para empresas de reciclagem.
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São equipamentos que não podem ser vendidos por motivos diversos e que ficavam nas organizações. Agora, são encaminhados para a Embraco. Após a reciclagem por fornecedores especializados, os materiais voltam a integrar o processo produtivo da empresa de compressores ou abastecem outras indústrias.
É a chamada economia circular, conceito que envolve a preparação e retorno de insumos após o uso ao processo produtivo.
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Neste mês, a unidade completou dois anos de funcionamento e entra na fase de consolidação com 70 funcionários e faturamento equivalente ao de uma empresa de médio porte (os números exatos não foram revelados pela companhia).
Um dos alavancadores do negócio é a própria legislação. A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê a destinação correta dos resíduos ao fim da vida útil, no entanto, a Embraco constatou que a indústria nacional ainda não possui soluções e infraestrutura suficientes para atender às necessidades de operação reversa.
A companhia calcula que o volume total descartado de eletrodomésticos de linha branca e refrigeração comercial chega a 500 mil toneladas por ano no País.
Não foi difícil convencer os fabricantes do setor. Atualmente são 20 clientes corporativos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, entre eles, os principais nomes do mercado de linha branca nacional.
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O gestor da nova unidade de negócios, Luiz Ricardo Berezowski, explica que a lei está forçando a existência de um padrão para a prática de logística reversa e exige empresas capacitadas.
Como há muitos anos a Embraco recebe de volta parte de seus compressores no mercado e dá a eles um destino adequado, vislumbrou a oportunidade de ampliar o serviço para os produtos dos clientes.
No futuro, Berezowski espera expandir a atuação para o segmento de eletroeletrônicos e estuda a instalação de unidade semelhante em dois outros países onde a Embraco tem fábrica, no México e na Eslováquia.
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A Nat.Genius terminou 2015 com a produção de 160 mil peças e tem espaço para crescer. A operação funciona em galpões dentro das instalações da Embraco Fundição, no distrito de Pirabeiraba, e na Matriz, no distrito industrial de Joinville.
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De 2015 para 2016, a unidade dobrou de tamanho, chegando a 700 m² de área fabril. Os funcionários ainda trabalham em um turno. O gestor diz que, havendo demanda, é possível triplicar a produção com a introdução de novos turnos.
Desafios
Um dos principais desafios da Nat.Genius é o processo de desmontagem, que não é tão simples quanto parece. Luiz Ricardo Berezowski explica que as indústrias apresentam tecnologias modernas e automatizadas para a montagem. A desmontagem é mais manual e exigiu da Nat.Genius domínio do processo para aumentar a escala de desmontagem, ou seja, fazer mais com os mesmos recursos.
Para chegar ao estágio atual, a equipe técnica da unidade contou com a ajuda de parceiros, a maioria da região, para desenvolver tecnologia própria. Um deles criou uma máquina para retirar o ímã que existe dentro da borracha de vedação do refrigerador para que possa ser enviado a indústrias do setor.
Outra máquina retira por completo a espuma presa na chapa da porta da geladeira, tornando-a apta para uso industrial novamente, como na fabricação de bebedouro ou de pia de cozinha, por exemplo.
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– Nossa região é propícia para o desenvolvimento de tecnologias industriais por ser um polo metalmecânico e de plástico – afirma o gestor.
A visão de novos negócios da Embraco
A unidade Nat.Genius faz parte da estratégia de novos negócios da Embraco. Confira o que o diretor da área, Ernani Nunes, pensa sobre o futuro da multinacional:
Oportunidades
– A Embraco procura sempre investir em oportunidades alinhadas com a sua estratégia de negócios. Além da refrigeração, a qual está no centro de sua atividade principal, a empresa também tem interesse na área de economia circular, eficiência energética, preservação de alimentos e Internet das Coisas (Internet of Things – IoT).
Investimentos
– O negócio de compressores é o principal negócio da companhia e representa muitas das oportunidades de crescimento em nível global. Em função disso, a companhia continuará a investir em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, no aperfeiçoamento de seus processos industriais e em novos modelos de negócios.
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Sobre a Nat.Genius
Fundação: 2013
Funcionários: 70
Investimento: 1 milhão de dólares nos três primeiros anos de atuação
Área fabril: 700 m²
Fornecedores parceiros: cerca de 30, 75% deles locais
Produção de peças em 2015 – 160 mil
Previsão de produção de peças em 2016 – 200 mil