As exportações brasileiras de carne suína in natura totalizaram, até a quarta semana de março, 25,2 mil toneladas, faturamento de US$ 71,9 milhões, segundo dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Para a última semana do mês, no entanto, os embarques podem cair, em razão do anúncio do embargo à carne suína brasileira por parte da Ucrânia, divulgado na semana passada.
Continua depois da publicidade
O temor, segundo a pesquisadora da Scot Consultoria, Paola Jurca, está na demora da resolução do caso, o que pode levar outros países a tomar o mesmo caminho.
– Quanto mais tempo eles demorarem, o nosso produto vai ficar parado no mercado interno, e não temos consumo para tanto – analisa Paola.
Maior importador de carne suína de origem brasileira em 2012, quando ultrapassou a Rússia, a Ucrânia decidiu restringir as importações depois de encontrar uma bactéria em carne vinda de quatro estabelecimentos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O governo do Brasil prepara uma missão técnica para fazer esclarecimentos aos ucranianos sobre o ocorrido.
Continua depois da publicidade