Embaixadores de 21 países da União Europeia (UE) participaram de uma visita a Blumenau neste domingo. A comitiva foi recepcionada em uma solenidade no Mausoléu Dr. Blumenau, com a presença de grupos culturais e da banda do 23º Batalhão de Infantaria (23BI). O roteiro incluiu ainda visita à fábrica e ao Museu da Hering, à cervejaria Das Bier (Gaspar) e ao Parque Vila Germânica. Os embaixadores depositaram flores no túmulo de Dr. Blumenau e receberam livros sobre a trajetória do ex-governador e senador Luiz Henrique da Silveira, de autoria do jornalista e colunista do Grupo RBS Moacir Pereira.
Continua depois da publicidade
A visita deste domingo antecipa a participação dos representantes diplomáticos na reunião anual dos Embaixadores dos Estados Membros da União Europeia no Brasil, que ocorre até quarta-feira, em Florianópolis. O encontro será voltado à busca por intercâmbio cultural e parcerias comerciais. Apesar de consistir em uma apresentação da cidade aos embaixadores, a visita deste domingo também expôs interesses em eventuais acordos e relações entre o Vale e os países da União Europeia.
O prefeito Napoleão Bernardes destacou a importância das relações internacionais para desenvolvimento da cidade e citou setores como moda, design, indústria metal-mecânica e comércio como possíveis pilares de futuras aproximações. Para ele o momento atual, de conclusão dos planos municipais de Turismo e de Desenvolvimento Econômico, pode ser oportuno para contatos com países da UE.
– No momento em que falamos em tecnologia, inovação e economia criativa, criam-se várias possibilidades, como o comércio multilateral, com Blumenau exportando produtos e importando insumos e tecnologia, ou também com uma interação maior na área de ensino, pesquisa e ciência – assinala.
Continua depois da publicidade
O embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, que liderou a comitiva, valorizou os laços históricos de Blumenau e do Vale com a Europa e também apontou a inovação como um fator capaz de aproximar as relações entre Blumenau, Santa Catarina e os países europeus:
– Temos que olhar o que temos em comum no passado e planejar uma virada para o futuro. Queremos criar vínculo entre empresas que trabalham com inovação. Tivemos reuniões com federações em Florianópolis que verificaram trabalhos fortes na área de nanotecnologia, que criam muitas oportunidades. Blumenau e Santa Catarina hoje se destacam na relação entre ciência e produção econômica e podem ser boas parceiras para esse tipo de desenvolvimento.
Pela ligação histórica, a Alemanha é um dos países com o qual as relações hoje possuem estágio adiantado, com parcerias entre empresas e câmara de comércio ativa.
Continua depois da publicidade
O cônsul honorário da Alemanha em Blumenau, Hans Dieter Didjurgeit, afirma que a valorização do idioma alemão e a identificação de oportunidades de negócio, especialmente no setor industrial, são preocupações já existentes e que ajudam a aprimorar as relações econômicas entre os países.