Em visita a Porto Alegre, o embaixador da Tunísia, Sabri Bachtobji, disse, nesta quinta-feira, que a redemocratização brasileira deve servir de modelo para o processo de transição política na Primavera Árabe – movimento do qual a Tunísia foi precursora.

Continua depois da publicidade

– A redemocratização do Brasil é um exemplo. As mudanças são importantes. Pela transparência, pela sociedade civil, pelo contrapeso da imprensa, pelas eleições, pelo Judiciário independente. Vivemos tempos de reflexão e intercâmbio de boas experiências, de boas práticas. Precisamos instalar instituições fortes. A construção da democracia é um processo – disse.

Na economia, Bachtobji pede investimentos

– Temos uma população jovem e com educação elevada, um campo grande para investimentos. Queremos atrair empresas brasileiras. Não temos petróleo ou gás, mas temos uma juventude com alto grau de instrução – acrescentou.

O embaixador se disse confiante no futuro da Tunísia, que, segundo ele, não corre riscos de ver o retorno de uma ditadura. O objetivo é de conquistar uma democracia equilibrada, com Poderes independentes.

Continua depois da publicidade

– Há reivindicações sociais, mas o importante é que temos diálogo.