A embaixada dos Estados Unidos em Kiev, na Ucrânia, vai ficar fechada nesta quarta-feira (20) após informações sobre um “potencial ataque aéreo significativo”, disse a agência de notícias Reuters. O fechamento acontecerá por precaução. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Foi feito um alerta de segurança, emitido pela embaixada para os cidadãos americanos na Ucrânia, para todas as regiões do país, não apenas a capital.

“A Embaixada dos EUA recomenda que os cidadãos dos EUA estejam preparados para se abrigar imediatamente caso um alerta aéreo seja anunciado”, diz o alerta.

Depois dos EUA, os países europeus Itália e Grécia, também fecharam suas embaixadas temporariamente, segundo a Reuters. A embaixada da França permaneceu aberta, mas emitiu alerta para seus funcionários.

Continua depois da publicidade

Alerta foi emitido após ataques ucranianos

O alerta acontece um dia depois da Ucrânia usar mísseis ATACMS dos EUA para atingir a Rússia, aproveitando a recente permissão pela administração do presidente Joe Biden. Esses artefatos são de longo alcance.

A Rússia alertava o Ocidente há meses de que, se os EUA permitissem que a Ucrânia disparasse mísseis americanos, do Reino Unido e da França no território russo, Moscou os consideraria como diretamente envolvidos na guerra na Ucrânia. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse em outubro que responderia aos ataques da Ucrânia com armas feitas nos EUA.

Leia mais

Como é o ATACMS, míssil americano de longo alcance usado pela Ucrânia em ataque à Rússia

Entenda os motivos da guerra entre Rússia e Ucrânia