Um estudo realizado com adultos com sobrepeso e obesidade mostrou que quem perdeu 5% ou mais do seu peso ao longo de quatro anos é mais propenso a ter humor deprimido, apesar de apresentar melhorias na saúde. A pesquisa foi realizada por cientistas britânicos, com 1,9 mil pessoas.
Continua depois da publicidade
A análise destaca a necessidade de considerar a saúde mental juntamente com a saúde física na hora de emagrecer. Muitos estudos vinculavam a perda de peso à melhoria no humor, mas a felicidade está mais ligada ao ambiente de apoio do que aos quilos que a pessoa perde. Esses resultados, no entanto, não significam que a perda de peso, necessariamente, causa depressão.
Mortes por obesidade triplicam no Brasil em 10 anos
Continua depois da publicidade
Dos 1.979 participantes com sobrepeso e obesidade, 278 (14%) perderam pelo menos 5% do seu peso corporal inicial, com uma perda média de 6,8 quilos por pessoa. Indivíduos com problemas graves de saúde ou em luto – que podem causar perda de peso e humor deprimido – foram 78% mais propensos a relatar humor deprimido. Depois de controlar esses problemas, o aumento chances de humor deprimido permaneceu com um índice significativo, mas diminuiu para 52%.
– Nós não queremos desencorajar ninguém a tentar perder peso, que tem enormes benefícios físicos, mas as pessoas não devem esperar que a perda de peso melhore instantaneamente todos os aspectos da vida – diz uma das autoras do estudo, a médica Sarah Jackson.