Ao menos 16 pessoas com Covid-19 morreram em Xanxerê, no Oeste de SC, à espera de um leito de UTI até o início da noite desta segunda-feira (8). Somente nos últimos quatro dias, sete pacientes perderam a vida enquanto aguardavam por uma vaga de terapia intensiva, segundo informações da prefeitura. A cidade convive com o colapso na rede de saúde desde fevereiro.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
> Conselho de Medicina de SC alerta sobre sintomas iniciais da Covid-19 e opções de tratamento
A vítima mais recente era um homem de 80 anos, que estava internado desde o dia 28 de fevereiro na emergência do Hospital Regional São Paulo. Ele havia feito o teste de Covid-19 no dia 22 de fevereiro e foi encaminhado à unidade de saúde ao apresentar agravamento dos sintomas. O óbito ocorreu as 14h desta segunda-feira.
Além dele, outras quatro mulheres, duas de 72 e duas de 73 anos, além de uma vítima de 64 anos, morreram durante o último fim de semana à espera de uma vaga na terapia intensiva. No mesmo espaço de tempo, houve o registro de morte de dois pacientes com menos de 45 anos.
Continua depois da publicidade
> Pacientes que chegam às UTIs em SC são mais jovens, mais graves e sem comorbidades
O primeiro, de 44 anos, internou no dia 1º de março e apresentava sintomas desde o dia 15 de fevereiro. O segundo, de 43 anos, também aguardava vaga em UTI desde o dia 1º de março e quando procurou atendimento, já estava com sintomas há 12 dias. O paciente chegou a usar máscara de oxigênio em sua casa antes de ir ao hospital.
Antes do fim de semana, outros nove pacientes já tinham morrido enquanto ocupavam a lista de espera por um leito de terapia intensiva, as três primeiras em menos de 7h.
Mais 27 pessoas na fila de espera
Até as 10h desta segunda-feira (8), 27 pessoas aguardavam por uma vaga em UTI e duas por leitos de enfermaria, segundo boletim do Hospital Regional São Paulo, referência de atendimento na região. Segundo dados da prefeitura, 86 óbitos por complicações da doença ocorreram até a tarde desta segunda. Já o governo de Santa Catarina divulga 84 mortes.
Continua depois da publicidade
Colapso no Oeste de SC
A cidade de Xanxerê convive com o resultado de um contágio descontrolado pelo vírus e o colapso na rede de saúde. O prefeito chegou a chorar durante uma transmissão ao vivo, ao pedir ajuda do Estado e do governo federal. O administrador municipal também decretou calamidade pública, lei seca e fechou os serviços não essenciais até esta segunda-feira (8).
> Hospital de Xanxerê alerta: “Vamos começar a perder vidas, a comunidade precisa estar preparada”
Além disso, o hospital referência do município fez um comunicado bastante duro há uma semana, alertando para as futuras mortes podem ocorrer devido ao caos na rede de saúde: “a comunidade precisa estar preparada”, dizia a publicação.
Leia também
“Lockdowns de final de semana não servem”, afirma cientista da Covid-19
Continua depois da publicidade
Painel do Coronavírus: saiba como foi o avanço da pandemia em SC