Em encontro realizado durante a tarde desta segunda-feira em Washington, a presidente brasileira Dilma Rousseff e o presidente americano Barack Obama “revisaram a implementação de medidas para facilitar o fluxo de turistas e executivos entre os dois países”, conforme nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.

Continua depois da publicidade

Os dois presidentes, continua a nota, “comprometeram-se a trabalhar em estreita colaboração para atender aos requisitos do Programa de Dispensa de Vistos dos Estados Unidos e da legislação brasileira aplicável, de maneira a possibilitar que cidadãos dos EUA e do Brasil viajem entre os dois países sem necessitar de visto”.

Durante a visita de Dilma à capital americana, também foi confirmado que serão abertos mais dois consulados do país no Brasil. As unidades deverão estar em funcionamento a partir de 2014 em Porto Alegre e em Belo Horizonte, Minas Gerais.

No começo deste mês, a Embaixada dos Estados Unidos informou que o número de vistos concedidos a brasileiros apenas em março deste ano aumentou 62% em comparação ao mesmo período de 2011. No total, foram concedidos vistos a 115.269 brasileiros.

Devido à importância dos turistas brasileiros para os Estados Unidos, Barack Obama determinou recentemente que seja acelerada em 40% a capacidade dos Estados Unidos de processar vistos no Brasil.

Continua depois da publicidade

Após seu encontro com Barack Obama na Casa Branca, a presidente participou do encerramento do seminário “Brasil-EUA: Parceria para o Século XXI”, também em Washington, onde se manifestou contra o protecionismo econômico.