A primeira visita do presidente Lula (PT) a Santa Catarina no terceiro mandato foi marcada pela inauguração histórica do Contorno Viário de Grande Florianópolis e por um ato com forte tom político.
Lula discursou por cerca de meia hora, ao final da cerimônia de inauguração do Contorno Viário. O presidente elogiou a nova rodovia, considerada a maior obra viária do país nos últimos anos.
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Lula aproveitou o discurso para criticar a ausência do governador Jorginho Mello (PL), que não participou do ato para ir a um encontro de governadores dos Estados do Sul e Sudeste, no Espírito Santo. O presidente disse que Jorginho “perdeu a oportunidade de inaugurar a maior obra do Estado” e que algumas pessoas “pensam pequeno e agem pequeno”. Em resposta à crítica, Jorginho Mello se manifestou nas redes sociais afirmando que o governo federal “não colocou um centavo” na obra do Contorno Viário, que foi executada pela concessionária responsável pela rodovia, a Arteris Litoral Sul. Os recursos são provenientes do pedágio cobrado na rodovia. A obra teve custo total de R$ 3,9 bilhões.
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Lula também fez críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro ao relembrar a retomada de obras que estiveram paradas nos últimos anos. As falas inflamaram o público, formado em grande parte por apoiadores petistas e trabalhadores que atuaram na obra do Contorno Viário.
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— Isso mostra que eu gosto de trabalhar, não gosto de andar de Jet Ski. Gosto de trabalhar, não gosto de fazer motociata — alfinetou.
Ao final do discurso, o presidente lembrou novamente a ausência do governador e disse que o país precisa voltar à normalidade.
— Por isso que eu fiz questão de vir inaugurar. E mandei convidar o governador, porque eu gostaria que ele estivesse aqui, em qualquer lugar. Porque nós precisamos trazer o Brasil de volta à civilidade. O Brasil é um país muito fraterno, o povo é muito generoso. Esse país não pode ser alimentado pela mentira, pelo ódio, pela fake news – discursou.
Lula também aproveitou a cerimônia para destacar investimentos do governo federal no Estado, como projetos previstos no PAC, no Pronafi, o Pé de Meia, voltado a estudantes de Ensino Médio, e medidas como isenção de Imposto de Renda até dois salários mínimos e reajuste dos salários.
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O presidente não abordou temas polêmicos da agenda nacional, como as eleições na Venezuela e a possível devolução do relógio alvo de decisão recente do Tribunal de Contas da União.. Preferiu falar aos catarinenses dizendo estar feliz por voltar a Santa Catarina. Disse que já “comeu muita sequência de camarão na Lagoa da Conceição”, e relembrou a primeira vez que esteve no Estado, a convite do ex-governador Luiz Henrique da Silveira, em 1979.
— Vejo que o Estado poderia ter evoluído mais se houvesse a ideia de que o papel do governo é fazer as coisas acontecerem — afirmou.
Evento teve clima de ato político
o clima de ato político deu o tom da maior parte do evento. Desde o começo da manhã, ônibus com militantes e apoiadores petistas chegaram ao emboque do túnel 2 do Contorno Viário, em Palhoça. Alguns aproveitaram até mesmo para vender camisas e bandeiras do PT e com o rosto do presidente.
Trabalhadores que atuaram nas obras do Contorno Viário, com o uniforme da empresa, também ocuparam espaços em meio à plateia. Uma representante dos funcionários, Silvana Santos da Silva de Oliveira, foi convidada para discursar junto às autoridades. Ela contou que é natural de Rondônia, onde trabalhou como ajudante de caminhão e diarista, mas que foi na obra do Contorno Viário que ela conseguiu ter oportunidade e conseguir uma carteira de trabalho assinada.
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O clima ficou convidativo para o ministro Renan Filho enaltecer feitos do governo Lula e listar obras do PAC e investimentos em rodovias federais feitas pela atual gestão. Mencionou a liberação de R$ 1,1 bilhão para obras de rodovias em SC, em projetos como a duplicação da BR-470 e da BR-280, valor superior ao liberado na gestão anterior, e insuflou o público lulista.
Lula desembarcou no aeroporto de Florianópolis pouco depois das 10h e seguiu de helicóptero até o túnel em que ocorreu a inauguração do Contorno Viário. Na chegada, fez fotos com trabalhadores da obra ao lado de ministros e de representantes da Arteris Litoral Sul. Em seguida, subiu ao palco, onde estava acompanhado da vice-governadora Marilisa Boehm, que representou o governo de SC, dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, da Infraestrutura, Renan Filho, e do presidente do Sebrae, o catarinense Décio Lima.
Assuntos da ordem do dia do governo federal, como as eleições na Venezuela, a crise com a Nicarágua com a expulsão de embaixadores e o relógio alvo da decisão desta semana do Tribunal de Contas da União (TCU) não foram citados no discurso de quase meia hora do presidente que fechou a inauguração do Contorno Viário.
A cerimônia de entrega do Contorno Viário teve ainda discursos do diretor-presidente da Arteris, Sergio Garcia, que destacou os números da obra, considerada a maior intervenção rodoviária do país nos últimos anos.
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— O povo de Santa Catarina teve essa paciência e está recebendo uma obra emblemática, que vai transformar com certeza essa região. Apoia o comércio internacional brasileiro na conexão com o Mercosul, desenvolve a região, diminui as emissões, porque vamos ter um fluxo muito melhor. Então, o povo de SC é o principal parceiro neste projeto — afirmou o executivo, que também fez uma homenagem a dois trabalhadores que morreram durante os trabalhos.
O tráfego de veículos no Contorno Viário deve ser liberado até o meio-dia deste sábado (10), após a desmontagem da estrutura do palco em que ocorreu a cerimônia de inauguração.
Após a inauguração do Contorno Viário, Lula seguiu para Itajaí, onde participou da entrega da primeira fragata do Projeto Tamandaré, embarcações da Marinha construídas por uma empresa privada do Litoral de SC. No evento, o presidente pediu um minuto de silêncio em homenagem aos passageiros do avião da empresa Voepass que caiu no começo da tarde, em Vinhedo (SP).
Veja fotos da visita de Lula
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O Contorno Viário
O Contorno Viário da Grande Florianópolis tem 50 quilômetros de extensão e custou R$ 3,9 bilhões. A obra foi contratada pela empresa Arteris, concessionária responsável pela administração do trecho Norte da BR-101 em SC, e faz parte do contrato de concessão da rodovia, sendo custeada com recursos do pedágio.
A obra consiste em uma nova rodovia entre Biguaçu e Palhoça que pretende desviar o tráfego pesado e de longa distância dos principais acessos a Florianópolis, onde o trânsito local costuma provocar longos congestionamentos diários.
O Contorno Viário tem pistas duplas nos dois sentidos, quatro túneis duplos, sete pontes duplas e seis acessos por trevos. Os acessos estão no Km 177 da BR-101, em Biguaçu, e no Km 220, em Palhoça.
A expectativa é de que a nova rodovia receba de 27 mil a 30 mil veículos por dia, sendo 18 mil caminhões. Hoje, esses motoristas precisam trafegar pelo trecho da BR-101 na área urbana de São José que dá acesso a Florianópolis. Segundo a Arteris, o tempo de viagem pode diminuir de até duas horas no horário de pico para apenas 40 minutos, mesmo sendo sete quilômetros maior do que o trajeto via BR-101.
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Obra era esperada há 16 anos
A obra era um sonho antigo de moradores da Grande Florianópolis e motoristas que passam pela região para ir a outras áreas do Estado. O Contorno Viário foi incluído no contrato de concessão da BR-101, assinado no início de 2008, e tinha previsão de execução em quatro anos, até 2012, mas as obras tiveram início de fato somente em 2014. A rodovia ficou pronta apenas no fim de julho deste ano, 12 anos após o primeiro prazo. Nesse período, a obra sofreu com uma série de problemas como mudança no traçado e rescisão do contrato com a empreiteira responsável. Foram oito adiamentos na data de conclusão.
A via deve ser liberada após a desmontagem do palco em que ocorrerá a inauguração nesta sexta-feira — ainda não há horário definido para a liberação da passagem de veículos.
O Contorno Viário em números
- Extensão: 50 quilômetros
- Trajeto: O Contorno Viário vai do Km 177 da BR-101, em Biguaçu, até o Km 220 da BR-101, em Palhoça. O traçado é quase paralelo ao da BR-101. O percurso passa por bairros de São José e tem ligações com duas rodovias estaduais (SC-407 e SC-281) e com a BR-282, em Palhoça.
- Tempo estimado de viagem no trajeto do Contorno: 40 minutos
- Túneis-duplos: 4
- Pontes-duplas: 7
- Trevos: 6
- Pistas: duas no sentido Norte e duas no sentido Sul
- Passagens em desnível (ligações entre bairros por cima ou por baixo do Contorno): 21
- Movimento esperado: de 27 a 30 mil veículos por dia, sendo 18 mil caminhões
- Ganho no tempo de viagem: segundo a concessionária Arteris, o Contorno Viário pode resultar em um ganho de 50% no tempo de viagem para os motoristas que precisarem percorrer o trecho.
- Percentual estimado de veículos que devem optar pelo Contorno Viário: 30% dos que hoje fazem a viagem pela Grande Florianópolis no trecho da BR-101.
- Custo total da obra: R$ 3,9 bilhões.
- Quantos funcionários trabalharam na obra: no pico dos trabalhos, 3,2 mil trabalhadores estiveram envolvidos na construção do Contorno Viário.
- Tempo de execução da obra: 10 anos. A obra começou em maio de 2014 no trecho intermediário, o primeiro em que os trabalhos foram autorizados. Em Palhoça, última parte do traçado em que a obra pôde iniciar por conta de um entrave que exigiu a mudança no projeto com aumento do percurso, as obras foram autorizadas em dezembro de 2020 e iniciadas em janeiro de 2021.
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