O norte-americano C. J. Hobgood conseguiu uma virada fantástica nos últimos segundos da bateria final e faturou neste domingo, dia 5, o título da sexta etapa do World Championship Tour (WCT), na praia de Hebara, no Japão.

Continua depois da publicidade

O australiano Joel Parkinson ficou com o segundo lugar no pódio. O havaiano Kalani Robb bateu o norte-americano Kelly Slater nos minutos finais e ficou em terceiro, ao lado do também australiano Chris Davidson.

Na decisão, quem largou na frente foi Joel Parkinson, que conseguiu duas notas acima dos oito pontos. C. J. Hobgood só conseguiu pegar sua primeira onda boa quando restavam dois minutos para o término, recebendo 8,23. Voltou rapidamente e, nos segundos finais, foi premiado com uma ótima esquerda, quando arrancou uma incrível nota 9,47. Parkinson ainda veio na onda de trás, mas não conseguiu reverter o resultado e foi confirmada a vitória de C. J. Hobgood por 17,70 x 16,33 pontos.

– Eu nem consigo acreditar que isso aconteceu – exclamou C. J. Hobgood, que faturou o prêmio de US$ 30 mil.

– Eu vi o Parko na frente o tempo inteiro, então veio aquela esquerda já no finalzinho. Eu sabia que não tinha nada a perder e ainda consegui pegar outra ótima onda nos últimos segundos. Quando cheguei na praia eu não sabia o que estava acontecendo. Escutei a multidão gritando, mas não sabia se era para mim ou somente porque tinha terminado a final (risadas). Quando eu soube que tinha vencido, foi um sentimento incrível – contou C.J.

Continua depois da publicidade

O australiano Joel Parkinson saiu frustrado do mar, principalmente porque exatamente no dia 5 de setembro se comemora o Dia dos Pais na Austrália e sua esposa e a filha Evie estavam na praia para comemorar a vitória que escapou nos dois últimos minutos da final.

– Eu surfei o máximo que pude, mas fui batido por alguém que surfou melhor. Foi muito feio o que o C. J. me fez em pleno Dia dos Pais (risadas). Eu já estava sentindo a vibração da vitória, mas acabei perdendo no finalzinho. Fazer o quê? Mas, já estou começando a me sentir melhor agora com esta cerveja – brincou Parkinson, que levou para casa US$ 16 mil pelo vice-campeonato, e é o quarto colocado no ranking mundial, com 4.008 pontos.

Andy Irons continua com uma grande vantagem na corrida pelo tricampeonato mundial consecutivo – tem 5.748 pontos – e C. J. Hobgood recuperou a segunda posição no ranking (4.644 pontos). Kelly Slater é o terceiro com 4.284 pontos. O pernambucano Paulo Moura é o brasileiro mais bem colocado na listagem, ocupando o 17º lugar na classificação geral.

O circuito WCT agora segue para Lower Trestles, na Califórnia, Estados Unidos. A sétima etapa começa nesta quarta, dia 8, e vai até o dia 21.

Continua depois da publicidade