Um vídeo publicado no YouTube mostra uma cena inusitada com funcionários do Samu em Concórdia, no Meio-Oeste de Santa Catarina. A ambulância que se dirigia para um acidente na BR-153 registrou 170 km/h durante o serviço. As imagens teriam sido gravadas por um técnico que estava a caminho para atender uma ocorrência com quatro mortos no dia 3 de agosto.
Continua depois da publicidade
Nem a passagem por um Posto da Polícia Federal (PRF) fez o motorista reduzir a velocidade. No momento, o velocímetro registrou 120 km/h.
No vídeo, com sete minutos, é possível ouvir os diálogos entre os dois. Em determinando momento é possível ouvir o homem que pode ser o motorista fazendo a solicitação:
– A hora que tiver descendo a Serra filma o velocímetro – disse um dos ocupantes.
Continua depois da publicidade
Ao tomar conhecimento das imagens, após denúncia, a Secretaria Municipal de Saúde abriu inquérito administrativo para apurar os fatos. Segundo o secretário municipal de saúde, Alessandro Vernezi, tanto o motorista quanto o técnico que estava no veículo podem ser demitidos por justa causa.
De acordo com Vernezi, a secretaria tomou conhecimento do assunto apenas no dia 15, quando recebeu um dvd com as imagens.
– Ficamos sabendo do fato e marcamos uma reunião com todos os funcionários do Samu – disse o secretário.
Continua depois da publicidade
Na reunião realizada na segunda-feira, dia 20, os 11 funcionários foram advertidos e foi aberto um inquérito administrativo.
Segundo a diretora de saúde da Secretaria Municipal de Saúde Maria Cristina Berta, a prefeitura de Concórdia é a responsável pelo Samu no município. A regulação do serviço fica em Joaçaba.
O vídeo foi postado pela Rádio Aliança no YouTube na terça-feira, dia 20.