Junho registrou aumento de 87% nas mortes por Covid-19 em comparação ao mês de maio. Os dados do Painel do Coronavírus do NSC Total apontam que, até esta quinta-feira (30), 146 pessoas foram vítimas da doença em junho — 68 a mais do que no mês anterior. Para especialista, atraso na vacinação e o clima frio podem ter ligação com a alta. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

O número é o maior desde março deste ano, quando foram registradas 241 mortes. A maioria das vítimas tem 60 anos ou mais — esse grupo representa 90% do total dos óbitos. Já a vítima mais jovem é uma criança de dois anos, que morreu em 28 de junho, em Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte do Estado. 

Porém, os números de junho ainda está abaixo do que o registrado no mesmo mês do ano passado, quando a vacinação contra a doença ainda estava no início. Em 2020, no mês, foram 1.521 óbitos. 

> Duas crianças menores de 5 anos morrem por dia de Covid-19 no Brasil, aponta pesquisa

Continua depois da publicidade

Na última semana, o Estado também registrou o maior número de óbitos em decorrência da doença desde março de 2022, com 56 vítimas. O levantamento é referente aos óbitos registrados entre 19 e 26 de junho. Antes, a maior quantidade ocorreu entre 6 e 12 de março, quando foram 77 mortes. 

O aumento é significativo ao comparar com os dados da semana anterior. Isto porque entre 12 a 18 de junho foram registradas 29 mortes — 48,21% a menos do que na semana seguinte. 

Apesar disso, os números ainda estão abaixo do registrado no mesmo período no ano passado. Isto porque entre 20 e 26 junho de 2021, foram 340 mortes — redução de 83%. 

Desde o início da pandemia, 22.024 óbitos por Covid-19 foram registrados em Santa Catarina. 

Continua depois da publicidade

Clima frio e falta de vacina podem ser causas, diz especialista 

Para o infectologista e professor no curso de medicina da Univille Tarcisio Crocomo, são dois os fatores que podem contribuir para o aumento das mortes: a chegada do inverno e a falta de vacinação. 

— O clima frio favorece a disseminação de doenças respiratórias. E sabemos também que os casos mais graves atuais ocorrem em pessoas não vacinadas ou que não estão com as doses em dia e, com isso, ficam mais suscetíveis a doença mais grave — pontua. 

Por conta disso, ele orienta que as pessoas mantenham os cuidados básicos para evitar a contaminação, como uso de máscara, higiene das mãos, evitar aglomerações e a vacinação contra a Covid-19. 

> Apesar de estabilidade, casos ativos de Covid-19 deixam saúde de SC em alerta

SC tem 12,7 mil casos ativos de Covid-19

Até esta quinta-feira, Santa Catarina acumulava 12.748 casos ativos da doença em 265 municípios. Florianópolis lidera a lista com 1.793 pacientes em tratamento para o vírus, seguido de Joinville, com 1.621, e Blumenau, com 905. 

Continua depois da publicidade

Ao todo, 1.791.349 casos da doença foram confirmados em 295 municípios catarinenses em dois anos de pandemia. 

Leia também: 

Testes de farmácia positivos para Covid tiveram aumento de 178% entre abril e maio em SC

Novos sintomas da Covid-19 são descobertos e diagnosticados

Covid em crianças mata quatro vezes mais em cidades pobres, diz estudo de SC