O empresário Carlos Amaral, vice-presidente do Grupo SCC e do SBT de Santa Catarina, foi eleito a Personalidade de Vendas 2014 da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC). O prêmio reconhece o catarinense que teve sucesso no mercado de marketing, visão setorial e associativista, comprometimento com práticas de responsabilidade social e gestão de negócios. Amaral foi o mais votado entre os cinco empresários indicados por um colegiado da ADVB, empresas patrocinadoras e entidades empresariais e de comunicação que concorreram ao prêmio. Em entrevista ao Diário Catarinense, ele fala sobre os desafios do marketing no momento atual.
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Diário Catarinense – Para você, qual a importância de receber o prêmio Personalidade de Vendas da ADVB/SC?
Carlos Amaral – Eu tenho dito pra todo mundo que esse prêmio não é só meu. Apesar de ser o único prêmio da ADVB que elege uma pessoa, não uma empresa, nem um case, entendo que esse prêmio foi dado a mim pela história da nossa empresa na comunicação catarinense. Eu me sinto muito feliz e honrado pela distinção, pelo reconhecimento. Mas me traz também muita responsabilidade de estar nesse grupo seleto dos 21 nomes que já foram escolhidos.
DC – Na sua visão, quais são os principais desafios do marketing contemporâneo?
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Amaral – Eu tenho dito muito que marketing é entender para atender. Quanto mais você entende o mercado, o seu cliente e tem a percepção do que está acontecendo, mais consegue atender com eficiência. Olhando, então, que o marketing é entender para atender, eu acho que estamos vivendo no precipício de uma transformação. Estamos num limiar de uma grande mudança que está por vir. Agora, eu não sei o que está por vir. Ninguém sabe o que vai acontecer então aqueles que tiverem essa percepção do mercado mais rápida vão sair na frente.
DC – Como o senhor vê a situação de Santa Catarina nesse contexto?
Amaral – Eu vejo Santa Catarina muito à frente do Brasil em tudo. Eu vejo que nesse contexto de mudança, de ruptura, o catarinense tem uma vantagem, que é a de ser um povo mais ávido por mudança, um povo mais empreendedor. Vou pegar pela nossa indústria da comunicação. A indústria da comunicação em Santa Catarina é exemplo pro Brasil inteiro. Nós temos a maior e mais competente afiliada da Globo em Santa Catarina, que é a RBS, nós temos a maior afiliada da Record em Santa Catarina, o grupo RIC Record. Nós temos hoje a emissora número 1 do SBT no Brasil em todos os indicadores. A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), que é a nossa associação de rádio e televisão, é exemplo pro Brasil. A gente é exemplo em tudo o que faz e por isso é um estado que eu acho que vai sair na frente nesse processo de mudança.
DC – O que é preciso fazer para enfrentar esse momento de transformação?
Amaral – O pior momento é quando você está na beira de algo e não tem nenhuma percepção do que vai acontecer. Estamos cegos daquilo que vai acontecer no futuro. Aqueles que tiverem a percepção mais rápida do que está por vir e tiverem mais agilidade nessa percepção, com certeza vão sair na frente. Eu sou um cara otimista. Ninguém sabe o que vai acontecer, mas no presente, as pessoas não estão reclamando do resultado. Acho que cada dia mais as empresas vão precisar se reinventar. Reinventar é você olhar para o passado, tomar atitudes e ações no presente pensando no futuro. Quem não fizer isso não vai estar preparado para os momentos e as dificuldades que estão por vir. Mas eu, particularmente, estou muito otimista.
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