Em um intervalo de cerca de três horas, dois caminhões ficaram sem freios e precisaram usar a área de escape do Km 667 da BR-376, em Guaratuba, no sábado (18). Ambos os veículos desciam a Serra do Mar, no sentido a Santa Catarina, quando notaram que os freios não funcionavam. Os motoristas tiveram que pensar rápido e manobrar os veículos para que conseguissem acessar a área de escape com segurança.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O primeiro veículo a usar a área de escape foi um caminhão carregado com concreto usinado. Era 12h43min quando o motorista passou pela área de escape do Km 667. Após entrar no dispositivo e ainda percorrer por 40 metros, finalmente o caminhão parou.
Cerca de três horas depois, por volta das 16h, uma carreta que transportava bobinas de aço também precisou usar a área de escape. O veículo sem freios adentrou 55 metros no dispositivo.
Jovem morta após sequestro em Araquari era irmã de mulher salva por cadarço ao cair de ponte
Continua depois da publicidade
Confira como foram as entradas
Como são as áreas de escape da BR-376
As áreas de escape são recursos de segurança projetados para rodovias, principalmente em trechos com declives, como serras. Os dispositivos são projetados nas margens das rodovias, com sinalização indicativa para que o motorista direcione seu veículo até o dispositivo: uma caixa de concreto com profundidade variável e preenchida com argila expandida.
O material absorve o impacto e reduz a velocidade do veículo até a parada em segurança. A ferramenta costuma ser usada quando um caminhão tem perda de freios, por exemplo. Na BR-376, há duas áreas de escapes, nos quilômetros 667 e 671.
Leia também
Homem capota com quadriciclo e tem ferimentos graves em SC
Mergulho termina com a morte de dois homens em camping de Chapecó
O naufrágio por trás do nome de um dos principais pontos turísticos de Barra Velha