De sábado, às 11h15min, até segunda-feira, às 23h30min, quatro pessoas morreram no trânsito de Blumenau. Todos os acidentes foram no perímetro urbano, onde a velocidade das vias é menor em relação às rodovias. Evair da Silva Junior, 22 anos; Marco Pamplona, 24; Carla Otto, 23; Vitor Joaquim Grein dos Santos, 9, foram as vítimas fatais.

Continua depois da publicidade

Conforme levantamento do Santa, o número de mortes em três dias representa o dobro do registrado de 1º de janeiro a 25 de março do ano passado, quando duas pessoas perderam a vida em acidentes no perímetro urbano de Blumenau. Dados da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) apontam que em 2019 já são dez mortos em colisões e atropelamentos nas vias municipais. O total se iguala ao de 2011, considerando o mesmo período de análise (ver tabela abaixo).

– Temos que aumentar a fiscalização com os radares, para ver se o pessoal põe na cabeça que precisa respeitar o limite da via. Já é colocada uma velocidade limite justamente para que se houver um acidente, os danos sejam mínimos – defende o chefe da Guarda Municipal de Trânsito, Antonio José Gunz.

Os acidentes

Sábado, às 11h15min, um acidente envolvendo três veículos acabou com uma morte. A colisão entre dois carros e uma moto foi Rua Gustavo Zimmermann, no bairro Itoupava Central. O motociclista Evair da Silva Junior, 22 anos, faleceu no Hospital Santa Isabel.

Domingo, 19h20min, um carro atingiu uma motocicleta na Rua 2 de Setembro, no bairro Itoupava Norte. Marco Pamplona, 24 anos, e Carla Otto, 23, estavam na moto. Eles chegaram a ser socorridos, mas morreram no Hospital Santa Isabel.

Continua depois da publicidade

Segunda-feira, às 17h40min, uma colisão envolvendo moto e ciclista resultou na morte de Vitor Joaquim Grein dos Santos, nove anos. O acidente ocorreu na Rua Johann Sachse, no bairro Salto do Norte, quando a criança saía de bike de um comércio e foi atingida pelo motociclista.

– Nesses últimos acidentes, o que a gente vê é a imprudência. Esse caso da 2 de Setembro, por exemplo. É imprudência dos dois lados. Primeiro do motorista que fez uma conversão proibida saindo da Rua 7 de Maio. Segundo do condutor da moto, que pela distância em que os corpos pararam, a 27 metros do veículo, indica que estavam em alta velocidade – afirma Gunz.

Confira número de mortos desde 2011

2019 | 10

2018 | 2

2017 | 5

2016 | 4

2015 | 7

2014 | 7

2013 | 7

2012 | 5

2011 | 10

* Dados de 1º de janeiro a 25 de março