Pelo décimo ano, sendo o sétimo consecutivo, a Chapecoense disputa a Copa do Brasil. Desta vez a estreia é contra o Boa Vista, às 21h30, no estádio Elcyr Resende, em Saquarema-RJ. Não é a primeira vez que o time encara a competição nacional em situação complicada no estadual. Em 2010, por exemplo, o time chegou a ser rebaixado em campo e só não caiu por desistência do Atlético de Ibirama.

Continua depois da publicidade

Mas desta vez o time tenta quebrar o jejum de não ter vencido no ano. São seis jogos , com três empates e três derrotas no Catarinense, onde está na última colocação, com três pontos. Até por causa disso o time Catarinense acabou demitindo o técnico Hemerson Maria, no domingo.

O novo técnico, Umberto Louzer, que trabalhou no Coritiba, foi apresentado na segunda-feira e faz sua estreia. Já o reforço apresentado na segunda-feira, o lateral Ezequiel, não viajou com o grupo. Nem o atacante Anselmo Ramón, lesionado.

A Chapecoense vê na competição nacional a chance de dar uma virada na atual situação.

Continua depois da publicidade

– A gente sabe da importância desse jogo. Para nós é uma retomada da Chape. Precisamos vencer. O novo treinador trouxe uma metodologia nova e deu uma motivada no grupo. Esperamos que dê tudo certo. A gente tem que de alguma forma virar a chave e pensar só nesse jogo – disse o goleiro Tiepo, tentando evitar que a má fase no estadual contamine e pressione o grupo neste jogo.

Por ter melhor posição no ranking a Chapecoense joga pelo empate, apesar de o jogo se fora de casa. No ano passado o time também passou da primeira fase após um empate diante do São José. Depois eliminou o Mixto, Criciúma e caiu na quarta fase, diante do Corinthians.

O time catarinense nunca foi eliminado na primeira fase. E a melhor campanha foi em 2018, quando entrou nas oitavas-de-final por ter disputado a Libertadores, eliminou o Atlético-Mineiro mas caiu nas quartas-de-final , também diante do Corinthians.

A questão financeira também é importante para a Chapecoense. A classificação representa R$ 1,3 milhão em premiação. Bom dinheiro para quem entrou o ano com dívidas do ano passado. Caso consiga a classificação, o time Catarinense enfrenta novamente o São José-RS, no dia 27 de fevereiro, em Porto Alegre.

Continua depois da publicidade

FICHA TÉCNICA

CHAPECOENSE: Tiepo, Marcos Vinícius, Joílson (Kadu), Derlan e Alan Ruschel; Anderson Leite, Vini Locatelli e Foguinho; Ari Moura, Aylon e Renato. Técnico: Umberto Louzer.

BOA VISTA-RJ: Klever, Wellington Silva, Douglas Pedroso, Elivelton e Jean; Fernando Bob, Jefferson Renan, Erick Flores e Tartá; Michel e Caio Dantas. Técnico: Paulo Bonamigo.

Horário: 19h15

Arbitragem: Rodrigo Batista Raposo, auxiliado por Daniel Henrique da Silva Andrade e Leila Naiara Moreira da Cruz.

Local: Estádio Elcyr Resende, em Saquarema-RJ.