Uma festa literária. É assim que Gilmara Mendes Goulart, coordenadora do Grupo Uni Duni Tê da Fundação Cultural de Timbó, define a Feira de Rua do Livro que a partir desta quarta-feira abre as portas para a 11ª edição no Parque Central da cidade. À frente da organização do evento, ela diz que este ano a proposta é ouvir a comunidade – mote reforçado pelo tema E Se Você Fosse um Livro? e pela multiplicidade de atrações oferecidas ao público até domingo. Nos cinco dias de feira são esperadas 18 mil pessoas. Todas as atrações são gratuitas.

Continua depois da publicidade

Além da tradicional venda e troca de livros, a programação conta com teatro, contação de histórias, palestras, oficinas, exposições e shows de música. Jogos terapêuticos para idosos, exposição de quadrinhos, maratona esportiva, lançamento literários e um passeio de trenzinho completam o cardápio. A feira também será palco do Festival Timbó em Canto, que será realizado sábado. Novidade no evento, a exibição de curtas-metragens pelo Sesc promete agradar os fãs da sétima arte.

– Assim como foi na Feira do Livro do Sesc em Blumenau, a de Timbó amplia o diálogo da literatura com outras linguagens, seja através de documentários ou filmes que tenham como estímulo imagético uma obra literária ou um autor. Acredito que o casamento entre as artes provoca um processo formativo diferenciado tanto de plateia como de leitor – aponta Desireé Leslie Silveira, técnica de cultura do Sesc.

::: Clique aqui e confira a programação completa do evento

Continua depois da publicidade

Para Gilmara, oferecer mais do que literatura na Feira de Rua contribui para intensificar a formação de público em Timbó:

– Sabemos que uma boa parcela da comunidade investe nesse evento para curtir com a família. Sentimos que a cada ano cresce o número de crianças que retornam à feira em horários além da escola, e vendo as ações rolando sentem vontade de participar ativamente desse meio – opina.

O Parque Central vira palco para o evento a partir das 8h de quarta. Um dos destaques é a tradicional Noite Bell. Nesta quinta, às 19h, a Feira de Rua do Livro vai celebrar o poeta timboense Lindolf Bell com o anúncio dos vencedores dos concursos Literário Lindolf Bell e Declamação de Poesias de Lindolf Bell, dos quais participam alunos da rede pública da cidade. Neste ano a novidade é que, além de Bell, outros poetas renomados poderão ser declamados.

Continua depois da publicidade

– Nosso objetivo primeiro era que os estudantes conhecessem Bell. Como esse objetivo foi alcançado partimos para o próximo, que visa a ampliação do repertório de conhecimento de poetas brasileiros – explica Gilmara.

Desireé destaca que a feira é uma ponte para o desenvolvimento criativo:

– Ela vem se consolidando como um diferencial na região, especialmente no processo formativo com crianças e jovens. Tem um casamento forte com as escolas que amplia-se a cada ano com desdobramentos relevantes na sala de aula –

Agende-se

O quê: 11ª Feira de Rua do Livro de Timbó

Quando: Abertura quarta-feira, 8h, no Parque Central (Avenida 7 de Setembro, 414, Centro). Até domingo.

Continua depois da publicidade

Quanto: Entrada gratuita

Mais informações e programação completa: culturatimbo.com.br