Desde o começo dessa semana, o clima no Bairro Monte Cristo, no Continente, em Florianópolis, é de tensão. O confronto entre grupos criminosos das comunidades do Novo Horizonte e Chico Mendes, ambas na região, se intensificou com troca de tiros e ataques à Polícia Militar (PM), que nos últimos dias reagiu e teve policiais e suspeitos feridos.

Continua depois da publicidade

Na manhã desta quinta-feira, o comandante-geral da PM em Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm enviou à reportagem do DC um texto em que garante o reforço do policiamento no local onde ocorreram os conflitos. Ele garante que o cenário na região está controlado:

— O Estado está dando sua resposta, ora atuando sobre um grupo, ora sobre outro, evitando reações maiores. A situação está sob controle evitando que cidadãos de bem sejam atingidos.

Hemm admite que novos confrontos podem ocorrer:

— Novos embates ocorrerão, mas jamais daremos trégua mesmo com o risco da própria vida.

Continua depois da publicidade

Na segunda-feira, moradores conviveram com um intenso tiroteio. O fato iniciou, segundo a PM, depois que uma das facções criminosas instalada na região tentou invadir a área da outra. Fogos de artifício foram atirados contra o Batalhão da PM existente na região.

Na noite desta quarta-feira, outra vez houve confrontos na região Continental. O primeiro deles foi às 20h50min na Comunidade Ilha Continente. Segundo relato policial, o Bope fazia patrulhamento no local quando três suspeitos teriam atirado contra a viatura. Um policial foi atingido de raspão por um tiro na perna. Ele foi encaminhado ao hospital e passa bem. Nessa ocorrência a PM apreendeu um suspeito com drogas.

Mais tarde, por volta de 22h, houve um tiroteio na Novo Horizonte. Viaturas do Pelotão do Patrulhamento Tático (PPT) foram ao local dar apoio no atendimento da ocorrência, e no retorno à Ilha teriam sofrido uma emboscada na Via Expressa, em frente ao Angeloni. Segundo a PM, quatro suspeitos atiraram foguetes contra os veículos policiais. Os PMs reagiram e um suspeito foi baleado na perna. Três homens foram presos e um encaminhado ao Hospital Regional de São José.