Santa Catarina chegou a 54 mortes por dengue em 2022. Maior número da história, a quantidade é sete vezes maior do que a registrada pelo Estado em todo o ano de 2021. Os dados foram divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica nesta sexta-feira (3).
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Ainda de acordo com a diretoria, até o momento, 100 mil casos da doença já foram notificados, sendo que 53 mil foram confirmados. O superintendente em Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, afirma que os números são 200% maior do que o registrado no último ano.
— Vimos que o Brasil está vivendo um surto generalizado de casos de dengue em várias regiões. Em Santa Catarina, começou pelo Oeste, mas já temos metade dos municípios com autóctones [com transmissão dentro do Estado] — explica.
Do total dos casos confirmados, 48.892 são autóctones, distribuídos em 136 municípios. Desses 64 atingiram o nível de epidemia.
Continua depois da publicidade
SC tem salto de 203% nos casos de Covid em meio à lotação de hospitais: “Vírus veio para ficar”
Em relação às mortes, a maioria das pessoas é idosa e com algum tipo de vulnerabilidade. Outros 21 óbitos ainda estão em investigação no Estado.
— O que mais chama a atenção é a quantidade de óbitos. Isso significa que existem muitos casos e esses casos em uma proporlção muito maior de casos graves, que estão evoluindo para óbito. Isto prova que a situação do momento, além do fortalecimento das medidas ao mosquito, é fundamental que haja um engajamento na melhoria da atenção ao paciente — diz o superintendente.
Leia também:
SC é o terceiro Estado com maior número de mortes por dengue no país
Cidades de SC vivem epidemia de dengue, e prefeituras entram em alerta