Em Santa Catarina, 3 em cada 10 crianças de 0 a 9 anos estavam com excesso de peso em 2024, conforme o Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan). Os dados correspondem ao período de 1º de janeiro até o dia 9 de dezembro de 2024. Na ocasião, eram 164.046 crianças com excesso de peso no Estado.
Continua depois da publicidade
Durante as férias escolares, o alerta é para a falta de rotina e o aumento do consumo de ultra processados, como salgadinhos, doces, comidas prontas, fast food e bebidas açucaradas, que são de fácil acesso, econômicas e práticas.
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Desafios para alimentação saudável aumentam nas férias
A nutricionista Daniele Cristina Fava, da Hapvida NotreDame Intermédica, afirma que nas férias a rotina das crianças pode mudar devido às viagens, às festas e ao acesso a diferentes tipos de alimentos.
— O principal desafio é encontrar o equilíbrio. É preciso conciliar o consumo de alimentos saborosos com a manutenção da ingestão dos nutrientes necessários. E devemos observar também as atividades que podem levar ao consumo emocional — salienta Daniele.
Continua depois da publicidade
Obesidade infantil: conheça as causa e veja como prevenir a doença
Para garantir energia e saúde durante as férias, é fundamental incluir alimentos ricos em nutrientes, saborosos e atraentes, explica ela.
— Frutas como maçãs, bananas, uvas e morangos são ótimas opções para lanches. Vegetais em palitos, como cenoura e pepino, podem ser servidos com molhos saudáveis como hummus ou iogurte temperado — aconselha a nutricionista.
A especialista também cita que grãos integrais em forma de pães ou bolachas ajudam na saciedade, principalmente quando combinados a alimentos ricos em proteínas, como frango grelhado ou queijos magros.
— É importante adotar algumas estratégias divertidas sem comprometer o prazer de comer. Envolver as crianças nas escolhas é uma boa ideia para evitar o consumo excessivo de calorias e gorduras, deixar que escolham frutas e vegetais coloridos no mercado é um exemplo de atividade divertida e lúdica. A preparação dos pratos em família também pode ser interessante — indica ela.
Continua depois da publicidade
Alimentação saudável é possível
Planejamento de refeições balanceadas em viagens
Muitas famílias se programam para viajar no período de férias com as crianças, e planejar refeições saudáveis é importante, segundo a especialista.
— Pesquisar restaurantes com opções variadas ou levar ingredientes nutritivos que as crianças gostem para preparar refeições em casa ou hotel são algumas opções. Montar sanduíches com pães integrais, proteínas magras e vegetais pode ser uma atividade que a criança poderá gostar — salienta Daniele.
Durante passeios turísticos, algumas opções práticas incluem frutas secas, goiabas, bananas, peras, maçãs, barrinhas de cereais integrais e mix de nuts sem sal.
Continua depois da publicidade
— Ao priorizar alimentos saborosos e nutritivos, controlar porções e envolver as crianças no processo alimentar, todos podem aproveitar ao máximo suas férias — enfatiza.
Nutricionista faz sugestões de lanches práticos
Pensando em uma alimentação balanceada, a nutricionista montou uma lista com ideias de lanches práticos para as crianças.
5 dicas para manter a boa alimentação das crianças nas férias
Frutas frescas: opte por frutas fáceis de transportar e mais resistentes
- Maçãs, peras, maracujá;
- Uvas lavadas em um pote;
- Bananas ou goiabas.
Sanduíches coloridos: utilize pães caseiros ou sem muitos aditivos:
- Peito de frango grelhado com alface e tomate;
- Patê de atum com creme de ricota;
- Queijo branco com cenoura ralada;
- Pasta de grão-de-bico (hummus) com pepino.
Vegetais cortados: monte porções de vegetais crocantes:
- Cenouras em palitos;
- Pepinos fatiados;
- Pimentões coloridos.
Lanches para preparar
- Bolinhos ou muffins caseiros: prepare antes da viagem usando aveia, banana e ovos, adicione fruta na massa como mirtilo e já deixe assados, pode ser congelado também.
- Mix de Nuts e Frutas Secas: faça um mix caseiro com nozes e frutas secas.
- Iogurte: Iogurtes pequenos sem açúcar são ótimos; adicione frutas frescas na hora.
- Barrinhas de Cereais: Opte por barrinhas caseiras ou compradas ricas em fibras.
- Snacks (lanches): biscoitinhos de polvilho são uma ótima escolha.
- Água e bebidas naturais: leve bastante água; prepare água saborizada ou suchás.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
SC registra maior número de casos de coqueluche em 10 anos
Solidão, depressão e negatividade: Janeiro Branco traz alerta para saúde mental dos idosos
Grávida fica sem pré-natal, pacientes sem exames e polo base da saúde indígena é fechado em SC
Lei que aumenta acesso a medicamentos à base de cannabis pelo SUS em SC é sancionada