No primeiro dia da visita a Santa Catarina, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou a polêmica dos pagamentos via Pix que teria recebido nos primeiros sete meses deste ano. Um relatório divulgado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) mostrou que ele teria sido beneficiário de R$ 17,2 milhões pagos pelo sistema de pagamentos instantâneos entre janeiro e julho deste ano.

Continua depois da publicidade

Segundo o órgão, as movimentações são classificadas como atípicas, mas “provavelmente” têm relação com uma campanha promovida por apoiadores do ex-presidente para pagar multas devidas por ele à Justiça. As informações sobre o relatório são do portal g1.

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Em um discurso feito em um restaurante de São José, na Grande Florianópolis, onde almoçou nesta sexta-feira (28) ao lado do governador Jorginho Mello, do filho Jair Renan e de deputados federais de SC, Bolsonaro abriu a fala comentando o assunto. Ele reclamou da divulgação das informações bancárias. O vídeo com o trecho da fala foi divulgado nas redes sociais do deputado federal catarinense Daniel Freitas, do PL (assista ao vídeo abaixo).

— Hoje a palavra do dia é Pix, né? Então, agradecer a aqueles que doaram, de forma voluntária. Mais uma vez, infringiram o devido processo legal, divulgando dados sigilosos… Mas tudo bem — disse o ex-presidente, lembrando que o sistema de pagamentos instantâneos foi criado durante o governo dele.

Continua depois da publicidade

As informações sobre valores recebidos fazem parte da análise de movimentação financeira do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, e serão encaminhadas à CPI dos Atos de 8 de Janeiro no Congresso. O ex-presidente não é investigado pela comissão de inquérito.

Após a divulgação do relatório do Coaf, a defesa do ex-presidente divulgou nota em que critica o que chama de “insólita, inaceitável e criminosa violação de sigilo bancário” e disse que os valores divulgados “são provenientes de milhares de doações efetuadas via Pix por seus apoiadores, tendo, portanto, origem absolutamente lícita”.

Assista à fala de Bolsonaro em SC

Leia também

Bolsonaro chega a SC, posa para fotos em almoço e faz visita surpresa a comando da PM

Roteiro de Bolsonaro e Michelle em SC tem jantar com apoiadores e evento do PL

O que está por trás da visita de Bolsonaro e Michelle a evento do PL em SC