Até esta semana, 52,48% do público-alvo da vacina contra gripe havia feito a imunização, conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). A meta da Secretaria de Estado da Saúde é de que ao menos 90% dos grupos prioritários sejam vacinados. O prazo final vai até 31 de maio. A vacina está disponível nos postos de saúde.
Continua depois da publicidade
Em Santa Catarina, aproximadamente 2 milhões de pessoas fazem parte dos grupos prioritários.Devem se vacinar, crianças de seis meses a seis anos, gestantes, trabalhadores da saúde, mães até 45 dias após o parto, indígenas, idosos, professores, portadores de doenças crônicas e condições especiais. Além disso,devem se vacinar a população carcerária, e funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento.
Conforme o boletim da Dive, desde o início do ano até 10 de maio, 32 casos de influenza foram confirmados, 26 pelo vírus A (H1N1) e seis pelo vírus A (H3N2). Os municípios com casos confirmados foram: Blumenau com seis casos; Florianópolis, com quatro casos; Chapecó, Itajaí e Joinville, com três casos cada; Jaraguá do Sul e Tubarão, com dois casos cada; Braço do Norte, Brusque, Camboriú, Criciúma, Lages, Maravilha, Palhoça, Pomerode e São José, com um caso cada.
Dos 32 casos de influenza, 22 tinham algum fator de risco associado. Destes, 10 eram idosos, com mais de 60 anos; dois casos eram de crianças menores de 2 anos; um era obeso e nove eram portadores de doenças crônicas. Três pessoas morreram, todas pelo vírus A (H1N1).
Continua depois da publicidade