Em Santa Catarina 221.391 pessoas tomaram pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus. Novo balanço parcial da vacinação foi divulgado nesta sexta-feira, 5, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Agora, 68.929 são consideradas imunizadas contra o vírus, porque tomaram as duas doses necessárias.
Continua depois da publicidade
> Acompanhe dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina
> Painel do Coronavírus: saiba como foi o avanço da pandemia em SC
Os grupos prioritários que estão sendo vacinados neste momento são os trabalhadores da saúde (136.862 já tomaram a primeira dose e 55.048, a segunda); idosos que vivem em instituições (7.161 com a dose 1 e 5.472 com a dose 2), pessoas com deficiência que frequentam instituições (primeira dose: 519; segunda dose: 345), indígenas (dose 1: 4.921; dose 2: 3.220) e idosos a partir de 90 anos (dose 1: 16.591; dose 2: 3.907); idosos entre 85 e 89 anos (dose 1: 29.011; dose 2: 870); e idosos entre 80 e 84 anos (dose 1: 26.326; dose 2: 67).
SC registra 107 novas mortes por covid-19, maior índice de confirmações em 24 horas
Continua depois da publicidade
Segundo a gerente de imunização da DIVE, Arieli Fialho, a orientação para os municípios é aplicarem as doses assim que elas chegarem, devido ao cenário crítico da pandemia em Santa Catarina. Ela explica que caso uma cidade encerre a vacinação nos idosos com 80 ou mais, por exemplo, ela tem autonomia para iniciar a vacinação nos grupos subsequentes, como idosos de 79 anos.
Veja a evolução das doses aplicadas no Estado por balanço da Dive
Recomendação para quem tomou as duas doses é de permanecer em isolamento
A Dive alerta que, apesar de tomar as duas doses da vacina, o indivíduo não está instantaneamente protegido contra o coronavírus. Segundo o órgão, a imunidade não começa imediatamente após a aplicação da segunda dose. Estudos preliminares indicam que o prazo para que a pessoa possa ser considerada imunizada, após a aplicação da segunda dose, é de 2 a 4 semanas, tempo que o sistema imunológico leva para criar anticorpos neutralizantes que impedem a entrada do vírus nas células.
Por essa razão, a Dive recomenda que todos os que já tomaram as duas doses da vacina continuem seguindo medidas de prevenção, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.
Continua depois da publicidade
Ritmo de vacinação volta a acelerar
Foram 22.186 doses aplicadas pelos municípios entre quarta-feira e esta sexta-feira. Com isso, subiu para 6.311 a média de doses aplicadas por dia em Santa Catarina, conforme estimativa do Monitor da Vacina, do NSC Total. Nesse ritmo, o Estado concluiria a aplicação da primeira dose em 22 de abril de 2022. A da segunda dose se encerraria em 25/7/23.
Ainda assim, a vacinação está mais ágil do que havia começado a semana anterior. Entretanto, a média diária de doses aplicadas segue distante da capacidade de outras campanhas de imunização, como a da gripe, que mesmo durante a pandemia em 2020 conseguiu aplicar 20,1 mil vacinas por dia, em média.
> Receba notícias de Santa Catarina no Whatsapp
Segundo a Dive, o grande gargalo tem sido a inconstância no recebimento de doses de vacina por parte do Ministério da Saúde.
Acompanhe o avanço da vacinação no Monitor da Vacina

No ar desde 20 de janeiro, o Monitor da Vacina, do NSC Total, reúne detalhes em mapas e gráficos sobre o avanço da imunização em Santa Catarina e o estágio da vacinação pelo mundo.
Continua depois da publicidade
Nova variante do coronavírus já foi identificada em ao menos 10 estados do Brasil
A página reúne estimativas sobre o avanço da campanha em cada município, cruzamento de dados que mostram a taxa de aplicação das vacinas recebidas em cada região e detalhes sobre a população de cada grupo prioritário atendida pela campanha.
O Monitor da Vacina é atualizado três vezes por semana ou conforme novos dados são divulgados pelo Ministério da Saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC. A página pode ser acessada neste link.