Ivo Konell (PSB) usou boa parte do tempo de sua sabatina no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas) para destacar obras feitas nos períodos em que ele e sua esposa, Cecília Konell, administraram o município e a detalhar grandes obras que projeta para o futuro. Segundo Konell, a família fez 60% dos projetos de infraestrutura da cidade.

Continua depois da publicidade

O ex-prefeito, de 71 anos, falou em seis pontes para facilitar a mobilidade. A principal seria uma próxima à Scar, com binário para facilitar o trânsito do bairro Amizade. Mencionou também ampliação das ciclovias nos bairros e na realização de um estudo para que os trens não causem tantos transtornos no trânsito, com elevados ou rebaixamento dos trilhos com verba de outras esferas.

Para as crianças, afirma que fará “quantas creches forem necessárias”, com a compra inicialmente de vagas em instituições particulares.

Economia

Para ter recursos para as obras, Konell considera que precisa, entre outras medidas, cortar 50% dos cargos comissionados, o que entende que geraria economia de R$ 1 milhão por mês. Na comunicação, caso seja eleito, diz que o vice “vai trabalhar”: o radialista Junqueira Junior (PSDC) seria o responsável pelo setor.

Continua depois da publicidade

– R$ 18 mil de economia – explicou.

Sobre composição de secretarias, fala em manter pastas como saúde, finanças, administração, desenvolvimento econômico e fortalecimento da agricultura, mas cortes nas fundações de esportes e cultura.

– Há muitas fundações sem necessidade no momento que vivemos – argumentou.

Críticas

Também houve críticas ao atual prefeito, Dieter Janssen. Konell alega que não há queda de arrecadação da Prefeitura.

– Podemos estar estagnados, mas queda, de maneira nenhuma – argumenta.

Ele afirma que a atividade econômica reduzida não compromete o investimento do município. Konell até dá a entender que há necessidade de investigação como a da Lava jato em Jaraguá.

– Aqui caberia um sósia do Moro pelo menos pra dar uma verificada no que está acontecendo – declarou.

Continua depois da publicidade

Até o fechamento da coluna, a sabatina de Antídio Lunelli (PMDB) e Udo Wagner (PP) não havia sido concluída. Os detalhes estarão na próxima edição.

Parque Malwee de aniversário

O Parque Malwee comemora 38 anos nesta terça-feira, 27 de setembro. O espaço é um dos mais procurados de Jaraguá do Sul nos fins de semana. Com 1,5 milhão de m2 de área preservada, é referência em preservação da natureza e reúne atrações como mais de 35 mil árvores, 16 lagoas, mais de 130 espécies de aves catalogadas, trilhas, ginásio de esportes, pedalinho, pista de bicicross, restaurantes e dois museus.