Em reunião na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), o conselho técnico do Estadual definiu uma alteração na disputa do Campeonato Catarinense 2015. Os 18 clubes presentes – os oito já garantidos na Série A mais ou 10 que disputam a Segundona – aprovaram a inversão da fórmula da segunda fase do torneio.

Continua depois da publicidade

Agora, seis clubes se classificam para um hexagonal semifinal que definirá os dois finalistas. Enquanto isso, os clubes restantes jogam o quadrangular que definirá dois times rebaixados. A informação foi antecipada pelo colunista do Diário Catarinense Rodrigo Faraco.

– Não é uma nova fórmula, será uma substituição da segunda fase. Agora será um hexagonal semifinal e o quadrangular do descenso. Basicamente foi isso. O resto permanece igual, final em duas partidas – explica o diretor jurídico da FCF, Rodrigo Capella.

Segundo Capella, a mudança não infringe o Estatuto do Torcedor, que só permite a alteração da fórmula de disputa dos campeonatos a cada dois anos. Apesar da fórmula do Catarinense ter sida alterada no ano passado, o Ministério do Esporte autorizou a mudança:

Continua depois da publicidade

– Fizemos uma consulta à CBF, que conversou com o Ministério do Esporte e viu que não haveria problemas na mudança. Isso porque o Estatuto do Torcedor fala em prejuízo ao público, algo que não está acontecendo pois estamos apenas invertendo a ordem de disputa da segunda fase.