A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, fez na noite desta segunda-feira uma explanação na sede do PT para prefeitos do partido e membros do Diretório Nacional.

Continua depois da publicidade

Segundo secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Arlete Sampaio, que também participou do evento, Dilma teria defendido a redução do spread bancário e da taxa de juros como ações complementares de garantia dos investimentos brasileiros neste momento de crise.

– A ministra disse que um dos complementos nessas ações que se tem que fazer é a redução do custo do dinheiro – afirmou Arlete.

Perguntada se a ministra tinha se referido à redução da taxa Selic, Arlete Sampaio disse que a redução do custo do dinheiro defendida por Dilma pressupõe a diminuição do spread bancário consequentemente a taxa de juros.

Investimentos

Continua depois da publicidade

Durante a exposição, segundo Arlete, Dilma também ressaltou a necessidade que tanto os administradores públicos quanto os empresários têm que enxergar na crise financeira potencialidades de investimentos.

A ministra da Casa Civil também, fez um relato das medidas que estão sendo implementadas pelo governo federal para manter a capacidade de investimento, entre elas a preservação dos recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e mais dinheiro para a política habitacional.

O presidente do Ipea, Marcio Pochmann, fez uma análise da crise financeira e suas consequências no Brasil. Assim que chegou à sede PT, Pochmann disse que considera as medidas adotadas até agora pelo governo no caminho certo, mas ainda tímidas.