Uma fêmea de elefante-marinho foi flagrada dando à luz a um filhote, na manhã de sexta-feira (11), em Garopaba, litoral de Santa Catarina. O registro, conforme o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), é inédito no Brasil.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Os animais foram vistos pela equipe pela manhã, mas, de acordo com o PMP-BS, o nascimento deve ter ocorrido durante a noite. Os profissionais fizeram a aferição da temperatura e comportamento.
Veja fotos do elefante-marinho com o filhote
De acordo com a Associação R3 Animal, o resgate ou remoção deste tipo de animal não é viável, em função do tamanho da fêmea e da presença do filhote, o que tornaria uma operação de remoção arriscada. Além disso, a equipe profissional recomenda manter distância dos animais.
Continua depois da publicidade
O elefante-marinho se distribui, principalmente, nas águas geladas do polo sul, próximo a convergência Antártica. Os nascimentos ocorrem naquela região e na costa da Argentina. Não é comum o aparecimento desta espécie no Brasil.
Conforme o PMP-BS, os filhotes nascem com média de 45 quilos. Normalmente, a mãe amamenta o filhote por cerca de 20 dias. Após este período, a mãe desmama o filhote e segue para o mar. Já o filhote ainda fica em terra, em torno de dois meses, em jejum, antes de iniciar a primeira migração para buscar alimento.
Leia também
Operação Mata Atlântica em Pé identifica 285 hectares de desmatamento ilegal em SC
A praia “escondida” da Grande Florianópolis que ganhou selo internacional de qualidade