A empresa aérea Gol anunciou que fechou o ano de 2023 com uma dívida de R$ 20,176 bilhões, mas não usou o termo recuperação judicial sobre o processo iniciado nos Estados Unidos. A divulgação do resultado preliminar foi feita nesta segunda-feira (29). O relatório ainda não é definitivo, por ainda não ter sido examinado por auditores externos, conforme informou a companhia em comunicado divulgado nesta manhã.
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A divulgação dos resultados derrubou ações da empresa na Bolsa. Após chegar a 12,5%, o prejuízo diminuiu, chegando a 11,3% por volta das 13h15. A Gol, que já chega ao patrimônio líquido negativo de R$ 23,35 bilhões, alertou seus investidores sobre os dados.
“As informações financeiras aqui fornecidas são preliminares e não auditadas, estando assim sujeitas a possíveis ajustes. A companhia aconselha os investidores a exercerem cautela e a não se basearem exclusivamente nas informações acima para tomar decisões de investimento”, disse a empresa em nota.
Empresas como a Gol, com capital aberto, e que tem ações negociadas em bolsa de valores, é obrigada legalmente a submeter suas contas a uma auditoria externa, contratada para garantir que as informações divulgadas correspondem à situação real.
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Pedido de recuperação judicial
Foram tornados públicos pela Gol os resultados financeiros preliminares e não auditados relativos ao quarto trimestre, referente a outubro a dezembro de 2023, após ter informado ao Tribunal de Falências dos Estados Unidos, local onde a empresa ajuizou pedido de recuperação judicial, na última quinta-feira (25).
O diretor-executivo da Companhia, Celso Ferrer, repetiu a estratégia já adotada em nota divulgada à imprensa horas antes, se negando a usar o termo recuperação judicial.
“Queria deixar claro que não é uma recuperação judicial”, disse o executivo, relatando que a empresa tinha iniciado, em Nova York, os procedimentos para um chamado chapter 11, que seria um recurso legal a que empresas de várias nacionalidades, incluindo do setor aéreo, como a brasileira Latam, já recorreram para continuar operando comercialmente, enquanto negociam as medidas necessárias para obter capital e se reorganizar financeiramente.
Ferrer também citou que no terceiro trimestre, o endividamento com empréstimos e financiamentos chegava a R$ 20,227 bilhões, valor esse 0,25% superior ao anunciado nesta segunda (29). De acordo com o diretor-executivo, a dívida é relacionada principalmente à crise econômica gerada pela pandemia da Covid-19 e por atrasos no recebimento de aeronaves.
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No Tribunal de Falências dos Estados Unidos, a Gol negocia com investidores um financiamento de US$ 950 milhões, aproximadamente R$ 4,6 bilhões. Segundo Ferrer, o processo de chapter 11 é justamente para proteger a companhia de qualquer ação que possa ser tomada pelos arrendadores de aeronaves, com quem já vem negociando. Dessa forma, segundo ele, o procedimento de reestruturação financeira não afetará os voos, clientes e funcionários da empresa.
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