A cidade de Joinville, no Norte de Santa Catarina, amanheceu abaixo d'água em algumas regiões neste domingo (17). De acordo com dados da Defesa Civil, em apenas quatro horas choveu 136 milímetros no município. O volume de chuva em tão pouco tempo surpreende, porque em média o volume de água para um mês costuma ser de cerca de 250mm distribuídos ao longo de 30 dias.

Continua depois da publicidade

Segundo a Defesa Civil, a forte chuva provocou alagamentos na região Central de Joinville, em bairros como Centro, Anita Garibaldi e América. A informação é de que nesta tarde deve haver pico de maré, o que mantém o alerta para novos alagamentos.

Desde a noite de sábado (16) já foram registrados ao menos 150mm de chuva na cidade, conforme o meteorologista Leandro Puchalski. Além dos alagamentos, a Defesa Civil contabilizou diversas quedas de muro, queda de árvore e deslizamento de terra.

Conforme o órgão, já na noite de sábado um conjunto de ruas do Anita Garibaldi ficou abaixo d'água, dentre elas as vias Alagoas, Coronel Santiago e Porto União. Neste domingo houve também quedas de muros na Rua Irton de Souza Leal, no Paranaguamirim, Rua Jaguarão, no Boa Vista, e outro no bairro João Costa.

No Vila Nova foram reportados um deslizamento de terra em uma construção e uma queda de árvore.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Defesa Civil, apesar dos estragos nenhum morador ficou ferido e nenhuma família ficou desalojada. Nesta tarde a chuva parou e a tendência é de normalização nas ruas municipais.

Veja também:

Pico da maré no Rio Cachoeira chega a 1,6 metros em Joinville

​Chuva provoca estragos e deixa moradores desalojados em cidades do Norte de SC​