Terminou logo após às 10h o protesto contra o corte de verbas na área da educação, promovido por um grupo de estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Durante parte da manhã, uma das ruas da rótula que dá acesso ao bairro Carvoeira, em Florianópolis, teve o tráfego interrompido. A situação foi normalizada após a chegada da Polícia Militar no local.
Continua depois da publicidade
O bloqueio da via foi feito com mesas e os alunos usavam cartazes e cantavam músicas com palavras de ordem. O local teve filas pequenas pois o grupo liberava o tráfego de cinco em cinco minutos.
Na semana passada os professores da universidade decidiram não entrar em greve por tempo indeterminado. Os docentes filiados à Associação dos Professores da UFSC (Apufsc) participaram de votação pela internet. Os estudantes, no entanto, estão em greve desde o dia 10 de setembro.
Os acadêmicos da UFSC foram os primeiros do país a decidirem greve por causa dos cortes no orçamento das universidades públicas. Os servidores técnicos da universidade declararam estado de greve, mas também permanecem em atividade.
Continua depois da publicidade