A presidente Dilma Rousseff fará pronunciamento nacional em cadeia de rádio e televisão na noite desta sexta-feira. O pronunciamento, discutido previamente com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai durar oito minutos e trinta segundos. Dilma deverá reafirmar que não existe crime de responsabilidade que justifique o seu afastamento.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Palácio do Planalto, ainda não há confirmação do horário em que a mensagem irá ao ar. Jornais como O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo informam que a presidente vai falar às 20h. A Agência Brasil, porém, noticiou 20h20min.
Leia mais
AO VIVO: acompanhe a sessão na Câmara sobre o impeachment
Manifestantes marcham em Porto Alegre em ato contra impeachment
Continua depois da publicidade
Temer já busca nomes para comandar Fazenda e Justiça
A presidente deve falar em tom combativo, nas últimas horas antes da votação da Câmara sobre o processo de impeachment. A exemplo dos últimos discursos, deve atacar Michel Temer e Eduardo Cunha, citando “conspiração”. Também vai pedir à população que aborde os deputados de suas regiões para que “respeitem a democracia”.
O Solidariedade vai à Justiça para tentar impedir o uso da cadeia nacional de rádio e TV pela presidente. No Planalto, assessores diretos da presidente rejeitaram a tese de uso indevido da máquina pública. Dilma encerrou a gravação por volta de 11h, e gravou também vídeos especialmente para serem postados nas redes sociais.
A Câmara dos Deputados começou na manhã desta sexta as discussões sobre o impeachment de Dilma. O impedimento será votado no domingo.
A exposição do jurista Miguel Reale Junior, um dos autores da denúncia contra a presidente, foi a primeira fala no plenário. Em seguida, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, fez a defesa de Dilma.
Continua depois da publicidade
Os partidos têm uma hora para se manifestar e a ordem de discurso será da maior para menor bancada. São 25 partidos que podem indicar até cinco parlamentares para dividir este tempo. A sessão deve se prolongar por toda a madrugada.
*Agência Brasil