Em sua primeira visita oficial ao Oeste Catarinense o governador Carlos Moisés da Silva oficializou a entrega da Escola de Educação Básica Zitta Flach, que estava em obras há cinco anos e teve sua inauguração adiada por várias vezes, devido a atrasos na obra e a exigências de adequações como a de acessibilidade. O governador destacou que em quatro meses já conseguiu dar uma solução para a obra, com auxílio da vice, Daniela Reinehr, e do secretário de Educação, Natalino Uggioni.

Continua depois da publicidade

– Nós construímos essa solução para a escola rapidamente, assim como foi com o aeroporto. Vamos fazer todo o possível, com responsabilidade, dentro do que o orçamento permite. Sei que ainda temos dificuldades com a malha rodoviária, herdamos essa situação de abandono, mas vamos nos unir com as associações de municípios para conseguir fazer a manutenção das rodovias – disse o governador.

O secretário de Educação destacou que a obra foi liberada graças a um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público.

A intenção é que já em maio a escola receba 300 alunos do Ensino Médio da escola Zélia Scharf, que está passando por reforma. Para 2020 a escola deve receber novos alunos. Ela foi projetada para receber Ensino Médio Integral e Profissionalizante. A secretaria de Educação está avaliando que cursos serão oferecidos, de acordo com a necessidade da região.

Foram investidos R$ 8,9 milhões na obra de 584 metros quadrados, que conta com 12 salas de aula, seis laboratórios, quatro salas de professores e auditório.

Continua depois da publicidade

Ainda na escola o governador assinou a cessão de um imóvel que era utilizada pela Justiça do Trabalho, que foi para um novo prédio, para a Polícia Civil. No local será instalada a Delegacia de Polícia da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso.

Moisés da Silva também participou de uma homenagem para a equipe de futebol feminino da Associação Desportiva Lourdes Lago, que tem alunas da escola estadual Lourdes Lago, e que recentemente foram medalha de bronze no mundial escolar realizado em Belgrado, na Sérvia.

À noite o governador participa de um jantar com lideranças empresariais da cidade. O governador pernoita em Chapecó e, às 10h desta quinta-feira, assina a renovação do convênio de custeio com o Hospital Regional do Oeste, no valor de R$ 1,8 milhão. A Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, que administra o hospital, também busca a ampliação desse convênio até para viabilizar o início do atendimento no novo prédio, que tem capacidade para ampliar em 60% o atendimento.

O antigo prédio tem 310 leitos e o prédio novo terá capacidade para mais 156 leitos, além de ampliar o número de salas de cirurgia, leitos de UTI e outras especialidades.

Continua depois da publicidade

Em entrevista coletiva o governador disse que está negociando o fornecimento de insumos hospitalares para que o atendimento das UTIs e centros cirúrgicos não sejam comprometidos.

Também estão programadas visitas para a Aurora, às 11h30, e BRF, às 14h. Depois o governador retorna para Florianópolis.