Os líderes da União Europeia (UE) se reúnem, nesta quarta-feira, em Bruxelas, pela primeira vez sem o primeiro-ministro britânico, David Cameron, para debater o futuro do bloco, influenciado pelo Brexit.

Continua depois da publicidade

— Devemos seguir agindo, passar uma imagem unida de 27 membros. Não me entusiasma a ideia de fazer pequenos clubes — comentou o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, ao chegar à reunião.

A questão da unidade é uma das chaves do encontro. O presidente do Executivo europeu, Jean-Claude Juncker, já havia advertido na véspera que os países fundadores da UE “não são os únicos que levam o projeto adiante”.

Leia mais

Defensora da UE, chefe do governo escocês anuncia que irá a Bruxelas

Continua depois da publicidade

“UE está pronta para iniciar processo de divórcio com Reino Unido”, diz Tusk

Obama faz alerta contra a “histeria do Brexit”

Juncker convocou os membros de forma velada a não esquecer os países do Leste, depois de os fundadores do projeto — Alemanha, França, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo — realizarem uma reunião sem os outros sócios e, especialmente, após os presidentes dos três primeiros concordarem em apresentar uma proposta de “novo impulso” nesta quarta-feira.

No entanto, o apelo do presidente do Executivo europeu parece não ter dado resultados. A chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, promoveram um breve encontro a três antes da cúpula dos 27.

Embora também tenha ressaltado a importância de “mostrar a unidade” do bloco, o primeiro-ministro belga, Charles Michel, convocou uma “Europa a várias velocidades” para poder superar qualquer “risco de imobilismo”.

Na cúpula desta quarta-feira, os 27 países planejam conversar sobre as consequências práticas e políticas do Brexit e abordar o processo de saída da UE, previsto no artigo 50 dos tratados europeus, segundo uma fonte diplomática. Além disso, podem convocar uma nova reunião em Bratislava (Eslováquia) para meados de setembro.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Mundo