Em pleno verão, a Serra catarinense amanheceu com geada e temperatura abaixo dos 10°C nesta quinta-feira (29). Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do clima no Estado, a mínima mais baixa foi registrada em Urupema, onde os termômetros marcaram 4,1°C às 6h. 

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Uma fina camada de gelo cobriu o Vale do Caminhos da Neve em São Joaquim, município que também fica na região serrana. Por lá, segundo a Epagri/Ciram, a mínima era de 7,66°C às 6h. Já a estação do Inmet registrou mínima de 5,2ºC.

Outros municípios da região também registraram temperaturas baixas no amanhecer desta quinta. São exemplos Urubici (5,16°C), Rio Rufino (7.85°C) e Bom Jardim da Serra (8,2°C). Todas as mínimas citadas foram captadas às 6h. 

Veja fotos da geada em SC 

Geada em São Joaquim, na Serra catarinense (Foto: Mycchel Legnaghi / @saojoaquimonline.com.br)
Campos ficaram cobertos por gelo em São Joaquim (Foto: Mycchel Legnaghi / @saojoaquimonline.com.br)

Quinta-feira será de calorão

Apesar da geada e das temperaturas baixas, a quinta-feira será de calor. A previsão aponta temperaturas máximas entre 31°C e 33°C na maior parte das cidades.

Continua depois da publicidade

O calorão é consequência da presença de uma massa de ar seco. Já a passagem de uma frente fria (que é um sistema de chuva) pelo oceano pode trazer aumento de nuvens. Cidades do Sul, Serra e Grande Florianópolis têm chance de chuva passageira entre a tarde e noite.

Leia também

Verão 2023 será mais seco e quente em SC

Florianópolis tem “montanha-russa” no tempo com chuva e céu azul; entenda o fenômeno