Menino brinca de gari no bairro Caminho Novo, em Palhoça.

Padrasto recebe influência e vira coletor
Continua depois da publicidade
Claudemir, o Mica, é o padrasto de Luiz Vinícius há três anos. Ele trabalhava como armador (com ferragens), mas a crise econômica fez ele perder o emprego. Chegou a arrumar um trabalho no município de Camboriú, mas a saudade da família fez ele retornar.
Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis
Continua depois da publicidade
— Depois de distribuir vários currículos e de tanto escutar e ver as brincadeiras do Luiz Vinícius, ele foi pedir emprego na Proactiva. Mica foi contratado e trabalha como gari há pouco mais de um mês — revelou a esposa JaneteAparecida Duarte.
Tio é um dos “colegas de trabalho”
Natural de Belém do Pará, o gari Dyego Lorin Bezerra da Costa, 27 anos, ficou conhecido pelo apelido de Tio pelo menino Luiz Vinícius. Ele reside em Santa Catarina há cinco anos e nos últimos quatro trabalhou nessa profissão.
— É muito legal ser reconhecido como um super-herói, ainda mais em um ofício que sofremos discriminações e muito preconceito por parte da sociedade — comentou.
Continua depois da publicidade
Quando era criança, Dyego sonhava em ser jogador de futebol e, nesta época, nunca passou pela cabela que se tornaria um gari. Antes de conhecer essa profissão, ele trabalhava com manutenção industrial. O gari conheceu o menino há três meses, quando passou a fazer a rota do bairro Caminho Novo.
— Ele sempre espera a gente querendo um toque de mão. Peço para ele se afastar do lixo, para evitar qualquer tipo de acidente — afirmou.
No próximo mês, Dyego vai trazer a esposa e a filha de Belém do Pará.

Saiba mais
— O gari é o profissional que se responsabiliza pela limpeza de praças, ruas, parques e demais vias públicas de uma cidade, bairro ou espaço;
Continua depois da publicidade
— Percorre em média 5 km/dia durante 7h30min, com 1h de intervalo;
— Tem um ganho médio de R$ 2,5 mil;
— Não precisa de formação superior para exercer as suas tarefas cotidianas, mas precisa ter domínio pleno de algumas técnicas para realização da limpeza da cidade;
— O profissional deve ter força de vontade, disposição física e mental, pró-atividade, positividade em servir o público, flexibilidade, agilidade, responsabilidade e trabalho em equipe.