O papa Francisco lançou, nesta quinta-feira, um novo vídeo para promover o respeito e o diálogo entre as religiões, um compromisso com espectadores de todo o mundo que se repetirá a cada mês.
Continua depois da publicidade
Na mensagem, com dois minutos de duração e disponível na página RomeReports.com (veja o vídeo abaixo), o pontífice argentino aparece sentado em seu escritório no Vaticano e falando em espanhol.
Papa chama América Central à ação ante drama de migrantes cubanos
Papa defende processos de paz e migrantes na mensagem de Natal
O fato de que “a maior parte dos habitantes do planeta se declaram crentes” deveria provocar “um diálogo entre as religiões”, disse o papa.
Continua depois da publicidade
– Muitos pensam diferente. Buscam a Deus e o encontram de maneiras diversas – reconhece o Papa, que deseja difundir, através desse meio de comunicação, a súplica do mês:
– Que o diálogo sincero entre homens e mulheres de diferentes religiões traga frutos de paz e justiça.
Papa e rabino dão exemplo de diálogo
No Quênia, Papa critica arrogância dos homens e o desprezo às mulheres
O vídeo também mostra uma mulher, um sacerdote, um rabino e um muçulmano que afirmam sua crença em Buda, Deus, Jesus Cristo e Alá e seguram em suas mãos um símbolo da própria religião: uma estátua de buda, um candelabro de sete braços, uma imagem do menino Jesus, um masbaha (rosário muçulmano). A mensagem poderia irritar os tradicionalistas e conservadores, que rejeitam o que consideram uma confusão entre as religiões.
Também aparecem no vídeo imagens de Francisco no Muro das Lamentações de Jerusalém com o rabino Abraham Skorka e o professor muçulmano Omar Abboud, e também em Santo Sepulcro com o patriarca ortodoxo de Constantinopla, Bartolomeu I.
Continua depois da publicidade
Ouça o disco “Wake Up!”, gravado pelo Papa Francisco
Francisco, que visitou uma mesquita e um templo budista, entrará pela primeira vez em uma sinagoga de Roma, no dia 17 de janeiro, um gesto a favor do entendimento entre as diferentes religiões.
Seus vídeos, em que falará sempre em espanhol, serão gravados pelo Centro Televisivo Vaticano. Eles estarão disponíveis em 10 idiomas e serão transmitidos pelo Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.
Veja o vídeo (em espanhol):