O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, protagonizou uma nova confusão nesta quinta-feira (18) e chamou o secretário de Defesa do governo norte-americano, Lloyd Austin, de “o homem negro” depois de esquecer o nome dele durante uma entrevista. O caso ocorreu em uma fala para um canal voltado à população negra dos EUA. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Biden defendia que costuma ignorar críticas e indicar pessoas negras para cargos de alto escalão do governo no momento em que fez a confusão.
— Precisamos tratar as pessoas com dignidade. Por exemplo, é só ver para como me pressionam porque eu escolhi um… o secretário de Defesa… o homem negro, porque eu escolhi Ketanji Brown Jackson [juíza da Suprema Corte indicada ao cargo por Biden] — afirmou.
Austin é o primeiro negro a ser chefe do Pentágono na história dos Estados Unidos. Após o ocorrido, um porta-voz do Pentágono disse que o dirigente “tem total confiança em Biden, com quem passou horas trabalhando de perto durante cúpula da Otan”.
Continua depois da publicidade
A nova gafe de Biden ocorre em um momento em que o presidente é pressionado a abandonar a candidatura à reeleição em função da idade avançada e dos lapsos que têm protagonizado em aparições públicas. Na semana passada, em entrevista a jornalistas, trocou o nome da vice-presidente Kamala Harris pelo do rival Donald Trump. Também apresentou o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, chamando-o de Putin, sobrenome do presidente da Rússia, adversária do país governado por Zelensky na guerra que dura mais de dois anos.
Nos últimos dias, jornais norte-americanos têm notificado que Biden estaria mais disposto a ouvir conselhos de aliados que defendem a retirada da candidatura dele. Nomes como o da vice Kamala Harris estão entre os mais cotados para uma possível substituição, caso Biden desista.
Leia também
O que explica as gafes de Biden que geram críticas e risco de desistência nos EUA
Joe Biden diz que estava “exausto” e “doente” em primeiro debate com Trump
Joe Biden testa positivo para Covid-19 em meio a campanha eleitoral