Da beira do gramado, a playlist de um carro com seu bate-estaca no Morro no Sabá era mais animadora, antes de começar a partida, do que a própria expectativa para o jogo entre Metropolitano e Caxias-RS. Sem torcida organizada e sem os tradicionais batuques, desde os mais esdrúxulos xingamentos da torcida para o árbitro, até questionamentos entre os próprios jogadores dentro de campo podiam ser ouvidos. Tudo isso, aliado ao frio, ao estádio vazio, e a um time quase sem chances de classificação, eram alguns indicativos de uma melancólica noite para o torcedor do Verdão no Estádio do Sesi.
Continua depois da publicidade
Dentro de campo, para os gaúchos, a coisa até que ficou mais animada. Com os gols de Jajá e Cleiton, aos 17 e 20 minutos do primeiro tempo, o Caxias-RS abriu a vantagem que já consolidava a vitória antes mesmo da metade da etapa inicial de jogo. Com oito jogadores entre os 11 titulares do Metrô abaixo dos 21 anos, o clube blumenauense não conseguiu impor qualquer tipo de reação. E pior: quando a oportunidade surgiu, em um pênalti marcado pela arbitragem, Di María acertou a trave direita do goleiro Marcelo Pitol. O atacante, minutos depois, ainda teve de ser levado ao hospital com suspeita de fratura no rosto após uma dividida.
E para aumentar a melancolia e o sofrimento 248 torcedores em meio aos 8 ºC no Vorstadt, a ambulância que levou o centroavante do Verdão atrasou 20 minutos o início do segundo tempo, adiando ainda mais a confirmação da eliminação do Metropolitano na Série D do Brasileiro. Quando a etapa final começou, nenhum dos times conseguiu mudar o placar, que terminou 2 a 0 para o Caxias.
Para o técnico do Metrô, Cesar Paulista, o sentimento é de dever cumprido, após o meio de ano turbulento que o clube teve.
Continua depois da publicidade
– Claro que a gente gostaria de ter feito mais, só que eu não posso cobrar dessa garotada que assumiu a responsabilidade de vestir a camisa muito mais do que eles fizeram. Saio tranquilo e sabendo que temos muito tempo para pensar no Estadual – defende Cesar.
Semana para planejar 2017
Ainda nessa semana, a diretoria do Metropolitano irá se reunir juntamente com a comissão técnica para começar a planejar o ano que vem. Alguns atletas com vínculo serão emprestados para clubes da Série B do Catarinense e outros devem ser dispensados. A busca por recursos para o Estadual do ano que vem será o grande foco, segundo o presidente Pedro Nascimento.
– Ainda temos muitas dívidas que precisamos quitar, por isso temos que continuar a busca por verba – afirma.
Continua depois da publicidade
Com o resultado, aliado ao empate entre Maringá-PR e Ituano-SP, o Caxias garantiu vaga à segunda fase da Série D.